Mundo

Macron recebe May em sua residência de verão para falar sobre Brexit

Segundo o Eliseu, durante a reunião não falaram propriamente sobre as negociações Brexit, mas das relações futuras entre Paris e Londres.

Agência France-Presse
postado em 03/08/2018 18:52
Reunião de Emmanuel Macron e Theresa May
Bormes-les-Mimosas, França - O presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu nesta sexta-feira (3/8) em sua residência de verão na Costa Azul a primeira-ministra britânica, Theresa May, para conversar sobre as relações entre França e Grã-Bretaña, em um contexto de estagnação das negociações do Brexit.

[SAIBAMAIS]O encontro aconteceu no forte de Brégançon, um castelo do século XVII construído sobre um penhasco em frente ao Mediterrâneo. Começou às 18H15 locais (13H15 de Brasília) com uma reunião de trabalho entre ambos os dirigentes, que durou cerca de duas horas.

Segundo o Eliseu, durante a reunião não falaram propriamente sobre as negociações Brexit, mas das relações futuras entre Paris e Londres. Após o encontro, ambos se uniram a seus respectivos companheiros, Brigitte e Philip, para jantarem juntos no jardim da residência de verão.

Na sexta-feira (3/8) pela manhã, May conversou por telefone com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, segundo a porta-voz deste último, para falar sobre o Brexit.

A primeira-ministra britânica devia aproveitar esta oportunidade para explicar a Macron "a posição de Londres nas negociações sobre o Brexit e sobre o futuro das relações com a UE", indicou a porta-voz.

A presidência francesa deixou claro que não faria nenhum anúncio após o encontro. "Paris não tem intenção de substituir o processo dirigido por Michel Barnier", apontou o Eliseu, em referência ao negociador europeu para o Brexit.

As negociações do Brexit entre Londres e Bruxelas avançaram muito pouco nas últimas semanas, apesar de na teoria ambas as partes se comprometeram a alcançar um acordo antes da cúpula europeia de outubro para organizar o divórcio, programado para a noite de 29 para 30 de março de 2019.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação