Mundo

Japão recorda bombardeio nuclear de Hiroshima

A cerimônia foi marcada pela advertência do prefeito da cidade sobre a volta do nacionalismo no mundo

Agência France-Presse
postado em 06/08/2018 08:43

Estudantes indianos seguram cartazes com slogans pela paz durante um comício para celebrar o Dia de Hiroshima, em Mumbai

Tóquio, Japão - Uma sirene foi ouvida nesta segunda-feira (6/8) em Hiroshima, 73 anos depois do primeiro bombardeio nuclear da história, em uma cerimônia marcada pela advertência do prefeito da cidade sobre a volta do nacionalismo no mundo.

No dia 6 de agosto de 1945, às 8H15 locais, o bombardeiro B-29 americano "Enola Gay" lançou sobre a cidade a bomba atômica chamada de "Little Boy", o que provocou no próprio dia e nas semanas seguintes a morte de 140.000 pessoas. "Se a humanidade esquecer a história ou deixar de confrontar-se com ela, poderíamos voltar a cometer um erro terrível. Por isto devemos continuar falando de Hiroshima", declarou o prefeito Zaumi Matsui. "Os esforços para eliminar as armas nucleares devem continuar. Alguns países se mostram abertamente nacionalistas e modernizam seu arsenal nuclear, avivando tensões que foram mitigadas com o fim da Guerra Fria", completou.

O primeiro-ministro Shinzo Abe usou um tom menos categórico, em um discurso que voltou a deixar evidente as contradições japonesas sobre a questão das armas nucleares. No ano passado, o Japão decidiu não assinar um tratado para proibir as armas atômicas, adotado na ONU, concordando assim com as potências nucleares que mencionam a ameaça norte-coreana para denunciar a ingenuidade do texto. "Nos últimos anos ficou claro que existem divergências entre países sobre as formas de reduzir as armas nucleares", declarou Abe. "Nosso paós quer atuar com paciência para servir de ponte entre as duas partes e liderar os esforços da comunidade internacional para a desnuclearização", completou.

Três dias depois da destruição de Hiroshima, uma segunda bomba atômica - "Fat Man" - atingiu a cidade de Nagasaki. Em 15 de agosto de 1945, o Japão anunciou sua rendição, o que abriu o caminho para o fim da Segunda Guerra Mundial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação