Publicidade

Correio Braziliense

Grécia assume seu destino, afirma o primeiro-ministro Tsipras

O primeiro-ministro se mostrou confiante ao anunciar que "um novo dia chegou para a Grécia". O país pôs fim as políticas de austeridade e recessão.


postado em 21/08/2018 08:25 / atualizado em 21/08/2018 08:46

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, convocou hoje um
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, convocou hoje um "dia de redenção", ao saudar o fim da "Odisséia", de oito anos, do seu país, de dolorosos resgates. (foto: ANDREA BONETTI / GREEK PRIME MINISTER'S PRESS OFFICE / AFP)
 
Atenas, Grécia - A Grécia "assume hoje seu destino", afirmou nesta terça-feira (20/8) o primeiro-ministro Alexis Tsipras durante um discurso na ilha de Ítaca, símbolo da largo viagem de Ulisses.

Tsipras quis marcar o primeiro dia da "nova era" de seu país, "livre dos planos de ajuda internacional e da tutela dos credores que pesou sobre o país durante os últimos oito anos", em Ítaca, no mar Jônico, ponto de partida e de retorno de Ulisses na Odisseia de Homero.

O primeiro-ministro se mostrou confiante ao anunciar que "um novo dia chegou para a Grécia. Um dia histórico (...) o do fim das políticas de austeridade e da recessão".

Após oito anos de austeridade sob a tutela de seus credores - União Europeia, Banco Central Europeu e FMI -, a Grécia saiu na segunda-feira oficialmente do último dos rígidos planos de resgate que regulamentam sua economia desde 2010, embora permaneçam em vigor as reformas e medidas de austeridade com elevado custo social.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade