Mundo

Trump celebra acordo com o México e anuncia negociações com Canadá

Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (27) que os EUA chegaram a um acordo muito bom com o México e que as conversações com o Canadá começarão em breve

Agência France-Presse
postado em 27/08/2018 16:43
O chanceler mexicano, Luis Videgaray, afirmou nesta segunda que o acordo se trata de uma
Washington, Estados Unidos - O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (27) que os Estados Unidos chegaram a um acordo muito bom com o México, e que as conversações com o Canadá sobre um novo pacto regional de livre-comércio começarão em breve.

"É um grande dia para o comércio. É uma acordo muito bom para ambos os países", disse Trump. "Canadá, começaremos as negociações em breve. Telefonarei para seu primeiro-ministro muito em breve", acrescentou.

A equipe do presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, celebrou o acordo."Vemos como um avanço positivo o entendimento que hoje se anuncia pois reduz a incerteza sobre a economia", disse nesta segunda-feira em coletiva de imprensa Marcelo Ebrard, designado como próximo chanceler por López Obrador.

Os negociadores dos Estados Unidos e do México trabalharam nas últimas cinco semanas para resolver divergências no contexto da revisão do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) que começaram há um ano, enquanto o Canadá, terceiro sócio do acordo, espera para se juntar às negociações assim que esses temas bilaterais estiverem resolvidos.

[SAIBAMAIS]"Vê-se um grande acordo com o México", tuitou Trump na segunda-feira de manhã, antes do anúncio no Salão Oval.

"Em breve falarei com o presidente Trump sobre os últimos avanços no nível bilateral da negociação do Nafta, com o qual o Canadá poderá se reincorporar às práticas", tuitou o presidente mexicano Enrique Peña Nieto.

Ambos os tuítes foram depois que os negociadores americanos e mexicanos retomaram as reuniões na segunda-feira em Washington, após as negociações do final de semana.

"Temos que fazer uma última negociação em um tema central e ontem (domingo), como os especialistas não estavam disponíveis, não pudemos terminar e agora mesmo estamos trabalhando nisso", disse o secretário da Economia do México, Ildefonso Guajardo, sem dar mais detalhes.

No entanto, Guajardo insistiu que os esforços para conseguir um novo Nafta não estarão concluídos até que o Canadá se junte à mesa.

"Não vamos a revelar nada porque muitas dessas coisas envolvem o Canadá. Até que não terminemos com a posição do Canadá, não poderemos revelar todos os elementos", disse Guajardo a jornalistas.

O chanceler mexicano, Luis Videgaray, afirmou nesta segunda que o acordo se trata de uma "boa notícia" para seu país, mesmo com a incerteza sobre a permanência do

"O que nós mexicanos já sabemos é que em qualquer desses cenários haverá um tratado de livre-comércio entre México e Estados Unidos, independentemente do que acontecer com a negociação com o Canadá", disse o chanceler em coletiva de imprensa em Washington.

A ministra canadense das Relações Exteriores Chrystia Freeland viajará nesta terça-feira a Washington para continuar as negociações sobre a modernização do tratado, disse nesta segunda-feira seu porta-voz.

O anúncio chegou pouco depois que Estados Unidos e México anunciaram um entendimento bilateral para atualizar esse pacto vigente desde 1994.

"Como sempre dissemos, os avanços entre México e Estados Unidos são um requisito necessário para qualquer atualização do Nafta", disse o porta-voz da ministra, Adam Austen.

Automóveis e energia

O Nafta está sob revisão desde agosto de 2017 a instâncias de Trump, que o considera "um desastre" para seu país e ameaçou inclusive abandoná-lo ou fazer acordos separadamente com cada um dos dois sócios.

Os negociadores trabalham contra o relógio para fechar um novo Nafta antes do fim de agosto, antes que Peña Nieto entregue o cargo ao mandatário eleito, Andrés Manuel López Obrador, em 1 de dezembro.

Guajardo e Lighthizer começaram a se reunir no final de julho para resolver assuntos bilaterais, depois que as negociações entre os três sócios esragnaram em maio, em parte pelas eleições no México.

Um dos grandes entraves nas negociações bilaterais foi o tema das regras de origem da indústria automotora, que os Estados Unidos pretende endurecer, tirando do México as vantagens obtidas pelos baixos salários e o comércio livre de tarifas.

Segundo a imprensa, o novo acordo aumentará o requisito de conteúdo regional em veículos produzidos na América do Norte, passando dos atuais 62,5% para cerce de 70%. Além disso, se exigirá que 40% do valor venha de zonas com salários de cerca de 16 dólares a hora.

Jesús Seade, delegado de López Obrador nas negociações do Nafta não confirmou no sábado essas informações, mas disse que o tema automotor estava "basicamente resolvido", embora tenha admitido que ainda havia "prazos e coisas" por resolver.

Outro assunto espinhoso tem a ver com a alegada intenção de Washington de incluir um novo capítulo sobre energia no modernizado Nafta, contrariando López Obrador, que prevê reformas nesse setor muito sensível para os investidores.

Seade disse no domingo que "o grande tema energético" está "pré-acordado". "É o que estamos avançando", apontou, após assegurar no sábado que já se havia alcançado "algo satisfatório" embora sujeito a ajustes técnicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação