Mundo

Coreia do Norte ainda é 'ameaça grave e iminente', segundo Japão

O relatório reafirma ainda as "vivas preocupações" do Japão em relação às ambições militares e navais da China, e destaca que Pequim "tenta modificar o status quo da região pela força".

Agência France-Presse
postado em 28/08/2018 07:25
[FOTO1]
Tóquio, Japão - A Coreia do Norte segue representando "uma ameaça grave e iminente", adverte nesta terça-feira (28/8) o relatório anual do ministério japonês da Defesa, apesar dos progressos diplomáticos dos últimos meses.
"Não há mudanças em nossa conclusão sobre a ameaça representada pelas armas nucleares e os mísseis norte-coreanos" para a segurança do Japão, destaca o relatório. Esta ameaça, que segue sendo "sem precedentes, prejudica consideravelmente a paz e a segurança da região e da comunidade internacional".

O ministro da Defesa, Itsunori Onodera, tem em conta o "diálogo" estabelecido entre Coreia do Norte e seus antigos inimigos, mas "não podemos ignorar o fato de que, ainda hoje, Pyongyang tem centenas de mísseis que colocam quase todo o território japonês a seu alcance".

O relatório reafirma ainda as "vivas preocupações" do Japão em relação às ambições militares e navais da China, e destaca que Pequim "tenta modificar o status quo da região pela força". A China, alegando estar presente no Mar da China Meridional há mais tempo, reivindica numerosas ilhas e recifes na região, contrariando as pretensões de Vietnã, Filipinas, Malásia e Brunei.

Por outro lado, no Mar da China Oriental, Pequim disputa com o Japão as ilhas Diaoyu, administradas por Tóquio sob o nome de Senkaku.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação