Mundo

Governo de Maduro diz que milhares de venezuelanos pediram repatriação

A declaração é feita depois que, na última segunda-feira, 89 venezuelanos retornaram ao seu país do Peru em um avião disponibilizado pelo governo de Caracas

Agência France-Presse
postado em 29/08/2018 17:28
Analistas acreditam que a diáspora continuará ante a desconfiança gerada pelas medidas de Maduro para aliviar a crise
Caracas, Venezuela - O governo do presidente Nicolás Maduro assegurou nesta quarta-feira (29) que recebeu milhares de solicitações de venezuelanos que desejam ser repatriados, após emigrarem para vários países da região.

"Estamos recebendo solicitações de milhares em nossas embaixadas (...), mas não podemos expressá-lo até que isso esteja acontecendo em tempo real para evitar qualquer tipo de retaliação contra venezuelanos que desejam ser repatriados", disse a jornalistas o ministro de Comunicação, Jorge Rodríguez.

A declaração é feita depois que, na última segunda-feira, 89 venezuelanos retornaram ao seu país do Peru em um avião disponibilizado pelo governo de Caracas.

O ministro indicou que Maduro "deu a ordem (...) a todas as embaixadas da Venezuela no mundo, especialmente nestes países onde aconteceram casos de xenofobia, de crimes de ódio contra venezuelanos, que atendem cada um dos casos".

Rodríguez se referia, além do Peru, a Colômbia e Equador, destino de centenas de milhares de migrantes que fogem da grave crise econômica no seu país.

O funcionário falou da acolhida que a Venezuela deu a milhares de cidadãos desses países e de outros da região em diferentes momentos.

[SAIBAMAIS]Segundo disse, 20% dos habitantes da Venezuela - de 30 milhões - são colombianos, peruanos e equatorianos.

"Vamos ao escritório da ONU para o atendimento de refugiados para que os governos de Colômbia, Equador e Peru respondam. Nós continuaremos atendendo-os porque é assim que os venezuelanos são, pessoas decentes, dignas, solidárias, pessoas generosas, mas assim não é o governo de Colômbia, nem de Peru, nem de Equador", acusou.

Acrescentou que as pessoas repatriadas esta semana denunciaram maus-tratos e discriminação. "Jogaram seu dinheiro no chão quando souberam que eram venezuelanos", sustentou.

O êxodo dos venezuelanos levou os governos de Lima e Peru a implementarem controles para regular sua entrada, enquanto o Brasil anunciou o envio temporário das Forças Armadas para a fronteira com a Venezuela após os surtos de violência na região.

Na última quinta-feira, a ONU pediu que os países latino-americanos continuem recebendo os refugiados venezuelanos, criticando as novas exigências de Equador e Peru.

Segundo a Organização para as Migrações (OIM) e o escritório da ONU para os refugiados (Acnur), dos 2,3 milhões de venezuelanos (7,5% da população total) que vivem no exterior, mais de 1,6 milhão fugiram desde 2015.

Analistas acreditam que a diáspora continuará ante a desconfiança gerada pelas medidas de Maduro para aliviar a crise, refletidas na escassez de alimentos e remédios e na inflação que, segundo o FMI, fechará 2018 em 1.000.000%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação