Mundo

Londres acusa Putin de ser o responsável pelo envenenamento de ex-espião

Desde o início, o governo britânico atribuiu o ataque contra Skripal à Rússia, que sempre negou categoricamente qualquer envolvimento.

Agência France-Presse
postado em 06/09/2018 09:28
De acordo com governo britânico, Putin é o responsável pelo envenenamento.
Londres, Reino Unido - O governo britânico acusou o presidente russo Vladimir Putin de ser o responsável em última instância pelo envenenamento de um ex-espião russo e de sua filha, horas antes de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre o assunto.

O Ministério Público britânico anunciou na quarta-feira (5/9) que tem evidências suficientes para acusar dois cidadãos russos, identificados como Alexander Petrov e Ruslan Boshirov, de acordo com seus passaportes, que podem ser falsos, pela tentativa de assassinato do ex-espião russo Sergei Skripal, sua filha Yulia e um policial britânico, que foi envenenado quando prestou ajuda, em 4 de março em Salisbury, no sudoeste da Inglaterra.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou horas depois que os dois eram agentes da inteligência militar russa, o GRU, e que teria dirigido toda a operação de envenenamiento com Novichok, uma substância neurotóxica poderosa surgida de um programa químico desenvolvido na antiga União Soviética.

Nesta quinta-feira (6/9), o secretário de Estado britânico para Segurança, Ben Wallace, foi além e disse em declarações à rádio BBC4 que Londres considera Putin o responsável pelo ataque. "Em última análise, na medida em que ele é o presidente da Federação Russa e seu governo controla, financia e dirige inteligência militar através do ministério da Defesa", disse Wallace.

"Eu não acho que alguém possa dizer que Putin não tem controle sobre seu Estado (...) E o GRU não é, sem dúvida, independente do Estado", acrescentou.

"Está ligado a altos funcionários russos e ao ministro da Defesa, e através deles ao Kremlin e ao gabinete do presidente", disse ainda.

O governo britânico convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU em Nova York, que deve começar às 12h30 (horário de Brasília), para informar a seus membros sobre a situação e pode solicitar que novas sanções sejam aplicadas à Rússia.

Desde o início, o governo britânico atribuiu o ataque contra Skripal à Rússia, que sempre negou categoricamente qualquer envolvimento. Também negou saber quem são os dois russos acusados, e denunciou uma suposta manipulação.

"Os nomes e as fotografias publicados na imprensa não nos dizem nada", disse a porta-voz do Ministério russo das Relações Exteriores, Maria Zakharova, citada pela agência de notícias pública TASS. Ela acusou o Reino Unido de "manipular informação" e disse que não pedirá a extradição de Petrov e de Boshirov, já que a Rússia deixou claro, em outras ocasiões, que não extradita seus cidadãos.

Em 2007, Moscou se negou a extraditar Andrei Lugovoi, principal suspeito do assassinato por envenenamento radioativo do ex-espião russo Alexander Litvinenko, em Londres.

Skripal e sua filha foram envenenados com Novichok, no início de março em Salisbury, uma tentativa de assassinato que deflagrou uma grave crise diplomática entre a Rússia e os países ocidentais, a qual deu lugar a expulsões cruzadas de diplomatas. Hospitalizados em estado crítico, Serguei e Yulia Skripal conseguiram sobreviver após permanecerem várias semanas em tratamento intensivo em um hospital.

Em 30 de junho, um casal de britânicos foi envenenado, após terem contato com o Novichok que estava em um frasco. A mulher, Dawn Sturgess, de 44 anos, faleceu, mas seu parceiro, Charlie Rowley, sobreviveu e se encontra hospitalizado em estado "grave, mas estável".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação