Mundo

166 corpos foram encontrados em fossa clandestina no México

Essa fossa foi localizada no início de agosto após trabalhos de investigação e denúncias para a Promotoria especializada em casos de pessoas desaparecidas

Agência France-Presse
postado em 06/09/2018 18:22
Também foram encontradas 200 roupas, 144 identificações pessoais e diversos artigos
Coatzacoalcos, México - Ao menos 166 corpos foram localizados em uma fossa clandestina no estado mexicano de Veracruz (leste), um dos mais violentos pela presença de cartéis de drogas, informou a Promotoria estadual nesta quinta-feira (6).

"Foram localizados os restos mortais de ao menos 166 pessoas" em uma fossa clandestina, disse em uma mensagem à imprensa o promotor Jorge Winckler, que negou detalhar a localização por razões de segurança.

O promotor explicou que o local se encontra na área central de Veracruz, que se estende sobre uma ampla faixa do Golfo do México, e que uma equipe da Promotoria continua trabalhando no lugar.

Também foram encontradas 200 roupas, 144 identificações pessoais e diversos artigos.

Essa fossa foi localizada no início de agosto após trabalhos de investigação e denúncias para a Promotoria especializada em casos de pessoas desaparecidas, assinala um comunicado da Promotoria.

[SAIBAMAIS]Também obtiveram o depoimento de uma pessoa, não identificada pelas autoridades, de que no lugar "teriam sido enterradas de maneira clandestina centenas de pessoas", de acordo com um comunicado da Promotoria.

Os trabalhos para localizar os corpos começaram em 8 de agosto com o uso de "drones, georradares e sondas de busca", acrescenta o comunicado.

Em 2016, em um subúrbio do porto de Veracruz, um dos mais importantes do México para o comércio, foi localizada uma fossa com 295 cadáveres que foram enterrados clandestinamente por criminosos.

Veracruz é um dos mais atingidos pelo crime organizado e um dos que registra mais casos de pessoas desaparecidas.

Em outras regiões do México foram localizadas nos últimos anos muitas fossas clandestinas, algumas delas com corpos contados em centenas.

Segundo cifras oficiais, mais de 37.000 pessoas estão reportadas como desaparecidas no México.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação