Mundo

Ativista desvenda adoções ilegais de crianças nascidas em abrigos católicos

Ativista relata a própria história e desvenda a trama das adoções ilegais de crianças nascidas em instituições católicas e traficadas para os Estados Unidos, um escândalo que abalou o governo e levou o líder da Igreja a pedir perdão

Jorge Vasconcelos
postado em 10/09/2018 06:00
Manifestante vestida com hábito de freira segura boneca ;Eu ficaria feliz em responder a suas perguntas sobre o tráfico de crianças da Irlanda para os Estados Unidos. Na verdade, eu mesma sou uma dessas crianças, nascida em Cork, em 1960, e adotada por uma família americana em 1961.; Assim, com uma espontânea e surpreendente revelação sobre a própria vida, a ativista Mari Steed, 58 anos, dirigente de duas organizações internacionais de combate a adoções ilegais, concordou em falar ao Correio a respeito de um escândalo conhecido na Irlanda como ;vergonha nacional;: as descobertas de uma comissão de inquérito sobre adoções ilegais, abusos, negligência e mortes de milhares de mulheres e crianças em instituições mantidas por congregações católicas. Essas tristes revelações balançaram os alicerces do governo irlandês e levaram o papa Francisco, durante recente viagem ao país, a pedir ;perdão por aqueles membros da hierarquia que não se responsabilizaram por essa dolorosa situação e permaneceram em silêncio;.

Steed é coordenadora, nos EUA, da organização não governamental (ONG) Adoption Rights Alliance (Aliança dos Direitos de Adoção) e diretora e cofundadora da Justice for Magdalenes Research (;Pesquisa pela Justiça para as Madalenas;). A primeira, segundo o site, tem o objetivo de ;defender direitos humanos e civis iguais; das vítimas do ;sistema secreto de adoção da Irlanda;. A outra trabalha pelo avanço das pesquisas sobre atrocidades cometidas em instituições mantidas até o fim do século passado por congregações católicas.

[SAIBAMAIS]Mari Steed nasceu em 1960, quando sua mãe biológica, Josie, era uma das internas da Casa da Mãe e do Bebê de Bessborough, na cidade irlandesa de Cork. Para várias instituições como essa eram levadas gestantes solteiras, prostitutas e de outros perfis, rejeitadas pelas famílias e por uma sociedade altamente influenciada pelos dogmas católicos. Em troca do abrigo e da assistência durante a gravidez, as mães eram obrigadas a assinar um termo se comprometendo a entregar os filhos para adoção.

%u201CAs freiras disseram que tentariam rastrear minha mãe, mas não estavam chegando a lugar algum. Então, eu mesma assumi o rastreamento e consegui encontrá-la%u201D - Mari Steed, coordenadora de ONGs que pesquisam a adoção ilegal e apoiam as vítimas, como ela própriaA ativista conta que foi adotada por um casal norte-americano, quando tinha apenas 1 ano de idade. Embora considere que não houve ilegalidade no processo, à luz da Lei de Adoção irlandesa de 1952, Steed condena o fato de sua mãe não ter tido qualquer apoio ou alternativa além de entregá-la para a família americana.

;Minha mãe natural assinou a renúncia com o pleno conhecimento de que estava entregando todos os direitos sobre mim e de que eu estava indo para os EUA;, relata Steed. ;No entanto, enquanto as leis domésticas foram seguidas, houve abusos, tanto dela quanto de meus direitos humanos. Porque, toda vez que uma criança é removida do país de origem sem alternativas ou sistema de apoio dado aos pais naturais para criá-la, está caracterizado o tráfico humano. É uma violação dos direitos humanos e civis;, critica.

Certidões de óbito

A comissão de inquérito que investiga os registros de adoção foi criada pelo governo em 2014, depois que a historiadora irlandesa Catherine Corless anunciou ter descoberto as certidões de óbito de 800 crianças abrigadas pela Casa da Mãe e do Bebê, na cidade de Tuam. As mortes ocorreram entre 1925 e 1961. Durante as investigações, foram encontrados, em um tanque de esgoto desativado, os restos mortais de 796 crianças com idades entre 35 semanas fetais e 3 anos. Ficou comprovado que eram as crianças de Tuam. Steed pode se considerar uma sobrevivente: na casa de Bessborough, onde nasceu, os registros detalham 470 mortes infantis. A maioria dos casos tem como causa a negligência nos cuidados. Todos os bebês foram sepultados como indigentes.

Segundo Steed, por trás dessa tragédia, havia um lucrativo negócio. ;Não tenho dúvidas de que o dinheiro mudou de mãos em troca de silêncio ou omissão, mas os maiores beneficiários teriam sido as ordens religiosas que permitiram e facilitaram essas adoções ilegais, ao lado de outros corretores privados e igualmente inescrupulosos, com padres e outros muitos atores envolvidos no histórico de adoção da Irlanda;, afirma.

A ativista conta que foi em 1996, aos 36 anos de idade, que passou a aprender a extensão de como milhares de adoções de crianças irlandesas por famílias americanas ocorreram. ;Eu pesquisei e li o máximo possível. Solicitei registros da ordem religiosa que, à época, guardava nossos arquivos. Inicialmente, as freiras disseram que tentariam rastrear minha mãe, mas elas não estavam chegando a lugar algum. Então, eu mesma assumi o rastreamento, com a ajuda de um amigo no Reino Unido, e consegui localizar minha mãe;, lembra Steed, sobre um dos momentos mais felizes de sua vida.

;Encontrei minha mãe natural em 2001, vivendo no Reino Unido. Tivemos um relacionamento próximo e caloroso até que ela faleceu, em 2013;, lembra. ;Depois que ela confirmou quem era meu pai, eu consegui identificar o endereço, mas ele havia falecido em 2001;, acrescenta Steed, que agora busca encontrar cinco meios-irmãos.

Entrevista Paul Redmond


;O papa ficou em choque;

Ativista relata a própria história e desvenda a trama das adoções ilegais de crianças nascidas em instituições católicas e traficadas para os Estados Unidos, um escândalo que abalou o governo e levou o líder da Igreja a pedir perdão
O ativista Paul Redmond é um dos responsáveis pela ONG Coalition of Mother And Baby Home Survivors (Coalizão dos sobreviventes das Casas de Mãe e Bebê). O irlandês foi o articulador do encontro entre o papa Francisco e vítimas de abusos sexuais e de adoções ilegais, durante a recente viagem do pontífice ao país. Ao falar sobre o encontro (foto), ele revelou que o líder religioso ;tinha uma compreensão muito limitada; sobre o envolvimento de ordens católicas nas atrocidades na Irlanda.

No encontro com o papa Francisco, o que o senhor revelou a ele?
Relatei que o sistema de adoção na Irlanda, no passado, era dominado pela Igreja Católica, e os religiosos não tinham respeito pela lei, a menos que isso lhes conviesse. Milhares de bebês inocentes foram registrados e adotados ilegalmente e nunca conheceram a verdadeira herança. O sistema era criminoso e imoral.

O que mais o senhor contou ao papa?
Que mais de 6 mil bebês morreram. Três mil foram traficados para a América, vendidos para famílias ricas. Quase 500 corpos foram ;doados; para a ciência médica, para poupar o custo com as sepulturas. Milhares de bebês foram utilizados para testes de vacinas. Eu escrevi um livro com detalhes completos, intitulado The adoption machine.

O esquema de adoções ilegais ainda está em operação?
Não há provas de adoção ilegal na Irlanda hoje. Há alguma evidência de que a prática começou a desaparecer na década de 1970, e houve algumas adoções suspeitas na década de 1990, mas não houve casos conhecidos publicamente desde então.

Como foi o encontro com o papa Francisco?
Quando nos encontramos, o papa tinha uma compreensão muito limitada do tamanho e da escala das instituições irlandesas. Passei alguns minutos explicando. Pedimos que ele esclarecesse publicamente aos sobreviventes idosos que aquela reunião não era um pecado ou um crime. O papa fez isso por nós na missa dominical na Irlanda. Foi um momento brilhante para a nossa comunidade.

Qual foi a reação do papa ao ouvir o seu relato e o das vítimas?
Foi um choque genuíno. Ele ergueu as mãos para a cabeça algumas vezes. Ele não tinha conhecimento do pior das instituições católicas, as adoções ilegais e o abuso sexual clerical. Mais de 150 mil mulheres e crianças passa ram pela rede de instituições desde a independência da Irlanda, em 1922. (JV)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação