Mundo

Regime sírio intercepta mísseis em Latakia, informa imprensa

O sistema de defesa aérea sírio interceptou, nesta segunda-feira (17), os mísseis dirigidos à cidade costeira de Latakia, no noroeste do país

Agência France-Presse
postado em 17/09/2018 19:14
O conflito na Síria, que começou em 2011 com a repressão do regime contra manifestações pró-democracia, se tornou mais complexo com o passar do tempo e o envolvimento de países estrangeiros e grupos extremistas
Damasco, Síria - O sistema de defesa aérea sírio interceptou, nesta segunda-feira (17), os mísseis dirigidos à cidade costeira de Latakia, no noroeste do país, reduto tradicional do regime de Bashar al-Assad, informaram meios de comunicação estatais citando uma fonte militar.

"Nossa defesa antiaérea interceptou mísseis hostis lançados do mar para a cidade de Latakia, antes que alcançassem seus alvos", declarou a mesma fonte.

A televisão estatal difundiu imagens que mostram durante vários minutos pequenas explosões luminosas no ar, enquanto a agência de notícias oficial Sana mencionou uma "agressão contra Latakia, contra o instituto de indústrias técnicas", sem especificar a origem do ataque.

O diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman, assinalou à AFP sobre "potentes explosões provocadas por um ataque com mísseis contra depósitos de munição dentro do instituto de indústrias técnicas", que pertence ao regime e está localizado na periferia leste de Latakia.

[SAIBAMAIS]No entanto, não pôde indicar se esses depósitos pertencem às forças do regime ou ao seu aliado russo.

Este ataque em Latakia ocorre dois dias depois de Israel fazer um lançamento contra o aeroporto de Damasco, segundo a Sana. Também aconteceram "agressões israelenses", de acordo com os termos usados %u200B%u200Bpela mídia estatal da Síria, contra alvos iranianos nas províncias de Hama (centro) e Tartus (oeste) em 4 de setembro.

O Irã, inimigo de Israel, é outro aliado importante do regime de Damasco em sua guerra contra os rebeldes e os extremistas. O Estado hebreu insiste que não permitirá que usem a Síria como uma ponte contra ele.

No início de setembro, em uma incomum confirmação israelense das operações militares na Síria, um responsável afirmou que o Exército israelense realizou 200 ataques neste país nos últimos 18 meses, principalmente contra alvos iranianos.

De acordo com esse responsável israelense, que pediu anonimato, cerca de 800 mísseis e bombas foram lançados durante esses ataques.

O conflito na Síria, que começou em 2011 com a repressão do regime contra manifestações pró-democracia, se tornou mais complexo com o passar do tempo e o envolvimento de países estrangeiros e grupos extremistas. A guerra causou mais de 360.000 mortes e milhões de deslocados e refugiados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação