Mundo

Tiroteio em cidade dos Estados Unidos deixa vários mortos e feridos

Uma pessoa não identificada abriu fogo nesta quinta-feira ao norte da cidade de Baltimore, matando e ferindo várias pessoas

Agência France-Presse
postado em 20/09/2018 16:27
Policiais, bombeiros e outros oficiais dos serviços de emergência chegaram poucos minutos depois de receberem uma ligação às 9h06 local
Washington, Estados Unidos - Uma pessoa não identificada abriu fogo nesta quinta-feira em um complexo de depósitos ao norte da cidade de Baltimore, no leste dos Estados Unidos, matando e ferindo várias pessoas, informaram as autoridades.

Houve relatos de que o incidente foi um tiroteio que teve uma mulher como protagonista, mas a polícia não confirmou o sexo do agressor, e apenas relatou que o mesmo se encontra em estado crítico em um hospital local.

"Eu posso confirmar várias mortes e pessoas feridas", disse à imprensa Jeffrey Gahler, xerife do condado de Harford, em Maryland.

A imprensa americana disse que três pessoas foram mortas e outras duas ficaram feridas no incidente, que aconteceu por volta das 09h00 da manhã (13h00 no horário de Brasília) em um centro de distribuição da rede de farmácias Rite Aid.

O porta-voz do Johns Hopkins Bayview Hospital, Raymond Fang, disse que quatro adultos foram levados com ferimentos à bala, segundo a emissora local WBAL-TV.

Outras vítimas foram levadas para o Christiana Hospital em Newark, Delaware. "O único suspeito neste incidente está sob custódia e em estado crítico em um hospital local", disse Gahler.

[SAIBAMAIS]Ele afirmou que o agressor aparentemente portava uma única arma "e nenhum tiro foi disparado por oficiais que se encontravam na cena" - provavelmente indicando que os ferimentos do atirador foram auto-infligidos.

"Não acreditamos que haja uma ameaça adicional à comunidade do condado de Harford", acrescentou Gahler.

Policiais, bombeiros e outros oficiais dos serviços de emergência chegaram poucos minutos depois de receberem uma ligação às 9h06 local.

Verdadeiro bombardeio
"Foi um verdadeiro bombardeio - não estou exagerando - de 20 a 30 policiais que chegaram, e depois as ambulâncias e tudo mais", declarou um popular à WBAL-TV.

"Nesse ponto, eles nos bloquearam a passagem e disseram que havia um atirador ativo no lugar", acrescentou.

David Graf, um empresário local, disse que a polícia "bloqueou toda a área". "Não conseguimos entrar nem sair. Tivemos nossos negócios bloqueados, por isso ficamos fechados. Não há como sair dessa a área".

Tiroteios mortais são comuns nos Estados Unidos, onde o direito de portar armas é protegido pela Constituição.

O incidente é o mais recente de uma onda de violência armada que atinge escolas e locais de trabalho nos Estados Unidos.

Os ataques das mulheres são extremamente raros, e representam menos de 5% do total registrado, de acordo com autoridades policiais e acadêmicos.

O ataque desta quinta-feira ocorreu cinco meses depois que uma ativista dos direitos dos animais, nascida no Irã, matou três pessoas antes de se matar na sede do YouTube na Califórnia.

Maryland teve manchetes sombrias em em junho, quando cinco funcionários do jornal Capital-Gazette morreram depois que um atirador invadiu a redação em Annapolis.

O homem que, segundo a polícia, foi responsável pelo massacre, perseguiu os funcionários do jornal durante anos por causa de um artigo sobre acusações criminais contra ele, relatou o Baltimore Sun.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação