Mundo

Austrália mata quatro tubarões após ataques a turistas

Governo incentiva pessoas a não nadaram nas Ilhas Whitsunday, mas alguns turistas não seguem a orientação

Agência France-Presse
postado em 23/09/2018 12:55

Grande Barreira de Corais nas Ilhas Whitsunday

Sidney, Austrália - Quatro tubarões grandes foram mortos na Austrália, após uma mulher e uma menina de 12 anos terem sido atacadas em um local popular entre turistas da Grande Barreira de Corais.


As duas ainda estavam no hospital no domingo, depois de terem sido atacadas em incidentes separados com apenas um dia de intervalo, semana passada, nas Ilhas Whitsunday.

"Drum lines", redes com anzóis para capturar os predadores, prenderam quatro tubarões-tigre, um de 3,7 metros de comprimento e os outros de dois a três metros, disse um porta-voz da Fisheries Queensland.

"Embora tubarões deste tamanho sejam potencialmente muito perigosos para humanos, não está claro se eles foram realmente responsáveis pelos ferimentos das duas banhistas", afirmou o porta-voz.

O último tubarão a ser capturado "foi sacrificado e será levado para o mar para ser descartado".

O porta-voz afirmou que "há um número significativo de tubarões ativos em águas locais, e as pessoas são encorajadas a não nadar".

Ataques de tubarões são muito raros nas Whitsundays - uma coleção de espetaculares ilhas tropicais no coração da Barreira de Corais - com o último encontro reportado há oito anos, de acordo com a emissora nacional ABC.

Os ataques reabriram o debate sobre a melhor maneira de reduzir o risco de encontros entre tubarões e o crescente número de pessoas que usam o oceano para o lazer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação