Mundo

Mianmar denuncia 'interferência' da ONU na crise dos rohingyas

A declaração foi um resposta as acusações de genocídio feita pelas Nações Unidas.

Agência France-Presse
postado em 24/09/2018 07:44
Desde 2017, mais de 700.000 rohingyas fugiram da violência dos militares birmaneses e das milícias budistas e se abrigaram no vizinho Bangladesh, onde vivem em campos de refugiados.
Yangon, Mianmar - O comandante do Exército birmanês, Min Aung Hlaing, declarou nesta segunda-feira (24/9) que a ONU não tem o direito de interferir nos assuntos de Mianmar em resposta as acusações de genocídio que feita pelas Nações Unidas na crise dos rohingyas.

"Nenhum país, nenhuma organização, nem nenhum grupo tem direito de interferir" na política birmanesa, afirmou o general no Diário Oficial do Exército, publicado nesta segunda-feira.

"Os países de todo mundo elegem o sistema democrático que lhes convém (...) Mianmar está no caminho para o multipartidarismo democrático", afirmou o general, garantindo que o Exército continuará muito envolvido, enquanto as rebeliões resistirem no país.

Em seu informe divulgado na semana passada, a ONU detalha suas acusações de genocídio e pede ao governo civil birmanês que "siga com o processo para retirar os militares da vida política".

No documento, os investigadores da ONU citam seis indivíduos de alta patente do Exército, entre eles Min Aung Hlaing, e pedem que sejam julgados por "genocídio", "crimes contra a humanidade" e "crimes de guerra" contra essa minoria muçulmana.

Desde 2017, mais de 700.000 rohingyas fugiram da violência dos militares birmaneses e das milícias budistas e se abrigaram no vizinho Bangladesh, onde vivem em campos de refugiados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação