Mundo

Países da União Europeia rejeitam proposta de Trump de combate as drogas

Das 28 nações que compõem o bloco, 10 não assinaram a declaração.

postado em 25/09/2018 08:26
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante uma reunião bilateral com o presidente francês Emmanuel Macron (fora do quadro) em Nova York, em 24 de setembro de 2018, um dia antes do início do Debate Geral da 73ª sessão da Assembléia Geral.
Dez países da União Europeia rejeitaram hoje (24/9) a declaração promovida pelos Estados Unidos para pedir à comunidade internacional maior coordenação no combate às drogas.

[SAIBAMAIS] O documento, intitulado Chamada Global à Ação sobre o Problema Mundial das Drogas, determina que os países signatários deverão implantar "planos nacionais de ação" para reduzir a oferta e a demanda de drogas, assim como ampliar o tratamento à dependência e fortalecer a cooperação contra o tráfico.

Dos 28 Estados-membros que compõem a União Europeia não assinaram a declaração a Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha, Eslovênia e a Suécia.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Espanha, o governo de Pedro Sánchez não é contrário ao texto, mas decidiu não assinar a declaração porque a União Europeia não tem uma política comum na luta contra os entorpecentes.

Além disso, a missão dos Estados Unidos nas Nações Unidas não permitiu negociar o conteúdo, por isso vários países europeus decidiram não corroborar.

Reunião paralela

Mais cedo, Donald Trump presidiu uma reunião multilateral, paralela à 73; sessão da Assembleia Geral das Nações, sobre a questão das drogas. Segundo o presidente norte-americano o objetivo da declaração é "desmantelar a produção de drogas" e "combater a epidemia" de dependência química que mata milhões de pessoas no mundo todo.

O breve ato na sede das Nações Unidas contou com a presença de representantes de 130 países, mas nem todos ratificaram o documento.

O presidente americano quis debater o tema das drogas nas Nações Unidas devido à crise de dependência a opiáceos no país, que deixa 175 mortos por dia por overdose, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

"A dependência às drogas continua tirando muitas vidas nos EUA e no mundo todo. Hoje nos comprometemos a combater juntos a epidemia das drogas", afirmou Trump.

O presidente americano, sua embaixadora na ONU, Nikki Haley, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, foram os únicos que discursaram na reunião, copresidida por 31 países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação