Mundo

Trump destaca sua 'audaciosa' estratégia de paz com Coreia do Norte

Trump advertiu, porém, que as sanções internacionais contra Pyongyang continuarão até a desnuclearização da península coreana.

Agência France-Presse
postado em 25/09/2018 12:18
Trump durante discuso de abertura na Assembleia Geral da ONU.
Nações Unidas, Estados Unidos - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destacou nesta terça-feira (25/9), em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, sua audaciosa estratégia em relação à Coreia do Norte.
Trump advertiu, porém, que as sanções internacionais contra Pyongyang continuarão até a desnuclearização da península coreana. Há apenas um ano, nessa mesma tribuna, Trump havia atacado o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e ameaçado "destruir totalmente" a Coreia do Norte.

No caso sírio, prometeu uma resposta, se Damasco voltar a usar armas químicas e denunciou o ;caos; semeado por seus governantes. "Saqueiam os recursos de sua nação", disse Trump, referindo-se ao Irã, país aliado do presidente Bashar al-Assad, como uma "ditadura corrupta". Segundo ele, seus líderes "semeiam o caos, a morte e a destruição".

Trump, que decidiu abandonar o acordo nuclear com Teerã, convocou a comunidade internacional "a isolar o regime iraniano". Disse ainda que os Estados Unidos darão ajuda "apenas aos nossos amigos".

No plano econômico, após afirmar que o desequilíbrio comercial com a China "não pode ser tolerado", pediu aos países-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) que reduzam seus preços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação