Mundo

É melhor sair sem acordo que ficar preso à UE, diz ministro do Reino Unido

Dominic Raab afirmou aos membros do governista Partido Conservador que a UE busca aprisionar o país, mantendo-o na união alfandegária, o que não deixa alternativa a não ser partir sem um acordo.

Agência Estado
postado em 01/10/2018 07:26

Os manifestantes anti-Brexit chegam no terceiro dia da Conferência do Partido Trabalhista em Liverpool, no noroeste da Inglaterra, em 25 de setembro de 2018.

Secretário do Reino Unido encarregado da separação do país da União Europeia, o chamado Brexit, Dominic Raab advertiu nesta segunda-feira (1/10) que é melhor deixar o bloco sem um acordo que continuar aderindo às regras e obrigações da UE. Raab afirmou aos membros do governista Partido Conservador que a UE busca "aprisionar" o país, mantendo-o na união alfandegária, o que "não nos deixará alternativa a não ser partir sem um acordo".


[SAIBAMAIS] Há uma divisão no Partido Conservador, que realiza conferência anual na cidade inglesa de Birmingham. Muitos congressistas da sigla desejam manter laços próximos com a UE após a saída do Reino Unido, prevista para março. Grandes grupos empresariais também querem a proximidade, temendo barreiras ao comércio e para trabalhadores, o que poderia prejudicar a economia nacional.

O secretário do Tesouro, Phillip Hammond, usará seu discurso nesta segunda-feira para ressaltar que os conservadores são o partido dos negócios e da economia. A premiê Theresa May, porém, enfrenta a crescente ameaça de um desafio ao seu comando, em meio à oposição contra o plano dela para o Brexit e ao crescente apoio a uma segunda votação popular sobre a saída do bloco europeu. Os líderes da UE também não aceitam o plano de May, acusando o governo de Londres de buscar os benefícios de ser parte da UE, mas sem querer arcar com os custos e responsabilidades. Fonte: Associated Press.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação