Mundo

Nasa faz 60 anos e direção planeja "uma década cheia de aventuras"

Na história da agência estão conquistas como a chegada do homem à Lua.

postado em 02/10/2018 07:37

Centro Espacial Kennedy da Nasa na Flórida

A agência espacial norte-americana (Nasa) completou na segunda (1/10) 60 anos. Criada em 1; de outubro de 1958, a Nasa foi responsável por missões inesquecíveis como a chegada do homem à Lua, descobertas de novos sistemas solares, tecnologias avançadas e inspiração de pesquisas e ficção.

Em um texto de agradecimento ao esforço coletivo que transformou a Nasa em referência, a direção da agência disse que ;a próxima década promete ser cheia de aventuras que apenas os escritores de ficção científica sonharam e somente a Nasa e seus parceiros realizarão;.

A Nasa também foi responsável pelos avanços na aviação, no desenvolvimento da indústria espacial comercial e indiretamente colabora para o incremento da economia com a criação de empregos e fortalecimento da segurança nacional.

No aniversário da agência, a direção fez homenagem ao sacrifício de vários funcionários que perderam a vida em missões, como pilotos de aviação e tripulantes da Apollo 1, Challenger e Columbia.

O texto ressalta ainda o esforço dos funcionários com as ;incontáveis horas dedicadas; no solo e no espaço às pesquisas e o tempo longe das famílias.

A lei que deu origem à Nasa foi assinada pelo então presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, em 29 de julho de 1958, embora seu funcionamento só tenha começado no dia 1; de outubro daquele mesmo ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação