Agência France-Presse
postado em 04/10/2018 11:08
Roma, Itália - Um barco humanitário fretado por várias associações e organizações humanitárias, com bandeira da Itália, patrulha o Mediterrâneo perto da costa da Líbia para ajudar os migrantes que tentam a travessia, anunciou nesta quinta-feira (4/10) a ONG alemã Sea-Watch.
"Voltamos ao mar, para vigiar e desafiar a política europeia que permite que as pessoas se afoguem", escreveu no Twitter a Sea-Watch, uma das associações que fretou a embarcação.
O anúncio foi feito um dia depois do Aquarius, o maior navio humanitário ativo no Mediterrâneo, retornou ao porto de Marselha depois de perder a bandeira panamenha.
O novo barco, "Mare Jonio", zarpou na quarta-feira do porto italiano de Augusta, leste da Sicília. Como não tem muita capacidade para resgatar e transportar pessoas, se dedicará a detectar embarcações e vigiar a região, após denúncias de naufrágios não confirmados em setembro.
A embarcação se unirá ao "Astral", veleiro da ONG espanhola Proactiva Open Arms, que zarpou da Espanha há alguns dias para uma missão similar.