Mundo

Turquia quer revistar consulado saudita após desaparecimento de jornalista

O pedido foi transmitido ao embaixador saudita em Ancara, convocado pela segunda vez ao ministério das Relações Exteriores turco, segundo o canal privado.

Agência France-Presse
postado em 08/10/2018 09:23
Protesto pedindo por esclarecimentos sobre o desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi que sumiu após visitar consulado saudita.
Ancara, Turquia - As autoridades turcas pediram para revistar o consulado saudita em Istambul, quase uma semana depois do desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi, que não deu notícias desde que se apresentou na representação diplomática, informou nesta segunda-feira a rede NTV.

O pedido foi transmitido ao embaixador saudita em Ancara, convocado pela segunda vez ao ministério das Relações Exteriores turco, segundo o canal privado.

"Foi-lhe transmitido que esperamos sua total cooperação nesta investigação", disse uma fonte do ministério, citada pela emissora e que pediu anonimato.

Riad diz que o jornalista, crítico do regime saudita e que escrevia para o Washington Post, foi ao consulado para um procedimento administrativo, mas que depois deixou o local.

Ancara afirma o contrário, enquanto outras fontes do governo acreditam que ele foi morto dentro do consulado.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, falou pela primeira vez no domingo sobre este caso e disse que aguardaria o resultado da investigação antes de se pronunciar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação