Mundo

Vala com 75 corpos é achada em ex-reduto do Estado Islâmico na Líbia

A suspeita é que seriam corpos dos combatentes do próprio EI, o que ainda não foi confirmado porque é preciso realizar testes de DNA

Agência France-Presse
postado em 10/10/2018 13:11
Trípoli, Líbia - O conselho municipal de Sirte, cidade a leste de Trípoli, na costa do Mediterrâneo, anunciou nesta quarta-feira (10/10) a descoberta no ex-reduto do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) de uma vala comum com 75 corpos.

Segundo a mesma fonte, seriam corpos dos combatentes do próprio EI, o que ainda não foi confirmado porque é preciso realizar testes de DNA.

"Um habitante nos informou que havia um poço na cidade de Al Daheir, a oeste da cidade de Sirte (450 km de Trípoli)", informou à AFP Mohamad al Amial, porta-voz do conselho municipal.

"As forças de segurança foram até o local, em uma área agrícola, onde 75 corpos em decomposição foram encontrados e removidos na presença de um promotor público, a força encarregada de garantir a segurança de Sirte, e do Crescente Vermelho", acrescentou.

A Líbia, dilacerada por lutas pelo poder, se tornou um reduto de jihadistas assim que o regime de Muammar Khadafi caiu em 2011.

O EI aproveitou o caos para se estabelecer em Sirte em junho de 2015, mas as forças leais ao Governo de União Nacional (GNA), apoiado pela ONU e estabelecido em Trípoli, retomaram o controle da cidade em dezembro de 2016, após oito meses de luta.

Em abril de 2018, a GNA lançou uma operação militar para perseguir os jihadistas do EI ainda ativos no oeste, enquanto os Estados Unidos continuavam a bombardeá-los, especialmente ao sul de Sirte.

Isso fez com que vários jihadistas se retirassem para o deserto, onde tentavam se reorganizar.

Em 11 de setembro, o grupo radical reivindicou um ataque suicida contra a sede da Companhia Nacional de Petróleo da Líbia (NOC), no centro de Trípoli, que deixou dois mortos e dez feridos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação