Mundo

Delegação saudita chega à Turquia para investigar caso de jornalista

Jornalista saudita Jamal Khashoggi está desaparecido desde a semana passada

Agência France-Presse
postado em 12/10/2018 13:16
Jornalista saudita Jamal Khashoggi está desaparecido desde a semana passada
Uma delegação saudita chegou à Turquia nesta sexta-feira para se reunir com autoridades turcas em função da investigação sobre o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi em Istambul, enquanto Riade e Ancara continuam em confronto sobre os motivos para o sumiço desde a semana passada.

Uma fonte diplomática turca indicou que a delegação saudita chegou a Ancara. De acordo com a agência estatal Anadolu, a delegação deve se reunir com as autoridades turcas durante o fim de semana.

Ibrahim Kalin, porta-voz da presidência turca, anunciou na noite de quinta-feira a formação de um grupo de trabalho turco-saudita para tentar esclarecer o mistério do desaparecimento do jornalista.

Jamal Khashoggi, jornalista crítico ao regime saudita e colaborador do jornal The Washington Post, está desaparecido desde a sua entrada, no dia 2 de outubro, no consulado da Arábia Saudita, em Istambul.

Autoridades turcas afirmam que ele foi morto por agentes sauditas. Riade nega e afirma que o jornalista deixou o prédio, embora não tenham fornecido provas.

O The Washington Post destacou que a Turquia teria lhe dito que os Estados Unidos dispõem de gravações de áudio e vídeo que mostram como Khashoggi foi "interrogado, torturado e depois assassinado" no interior do consulado, antes de seu corpo ser desmembrado.

Autoridades da Turquia questionadas pela AFP não quiserem comentar, e integrantes do Departamento de Estado em Washington não foram encontrados.

Operação de busca

A Arábia Saudita permitiu na terça-feira que fosse realizada uma operação de busca e apreensão em seu consulado em Istambul, mas a ação ainda não tinha acontecido nesta sexta.

Segundo o jornal pró-governo Sabah, este atraso é explicado por uma discordância sobre as condições desta investigação, já que, após ter concordado, a Arábia Saudita apontou que aceitaria apenas uma operação "visual", segundo informações desta publicação.

Já os jornais S;zcü e Milliyet informaram nesta sexta que, quando Khashoggi entrou no consulado, usava um "relógio inteligente" conectado a telefone celular que ficou com sua noiva, Hatice Cengiz.

Os dois jornais afirmam que por esse aparato foram transmitidas gravações de áudio que atualmente estão sendo examinadas pela Justiça.

Contudo, enquanto o Milliyet afirma que foram gravados gritos e uma discussão, o S;zcü informa que na gravação é possível ouvir diálogos, mas não gritos, em um áudio "de vários minutos".

Silêncio saudita

Vários países ocidentais, inclusive o Reino Unido e a França, estavam preocupados com o destino do jornalista.

Os Estados Unidos também pressionaram seu aliado saudita, embora por ora apenas tenham pedido explicações. A Casa Branca e o secretário de Estado, Mike Pompeo, falaram com o príncipe herdeiro, Mohamad bin Salman.

As autoridades sauditas correram para descrever como "infundadas" as acusações de que Khashoggi foi morto no consulado, mas desde então elas permaneceram em silêncio absoluto.

Até agora, a única resposta dada por Riade foi sua afirmação de que as câmaras do consulado não estavam funcionando naquele dia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação