Mundo

Família de jovem bilionário africano sequestrado oferece recompensa

A recompensa de 1 bilhão de shillings (tanzanianos, 437.000 dólares) está sendo oferecida a toda pessoas que tiver informações relevantes para encontrar Mohammed Dewji.

Agência France-Presse
postado em 15/10/2018 12:34

Mohammed Dewji, o bilionário mais jovem do continente africano foi sequestrado por homens armados na capital econômica da Tanzânia Dar es Salam.

Nairóbi, Quênia - A família do tanzaniano Mohammed Dewji, o bilionário mais jovem do continente africano sequestrado por homens armados na capital econômica da Tanzânia Dar es Salam, anunciou nesta segunda-feira (15/10) que oferece quase meio milhão de dólares de recompensa por qualquer informação que leve a seu paradeiro.


"A família oferece uma recompensa de 1 bilhão de shillings (tanzanianos, 437.000 dólares) a toda pessoa que tenha informações que permitam encontrar seu filho", declarou Azim Dewji, porta-voz da família.

Mohamed Dewji, 43 anos, dirige o grupo MeTL, que opera em cerca de 10 países nas áreas de agricultura, transporte, logística e indústria alimentícia. Ele foi sequestrado quando entrava na academia de um hotel nesta cidade. "A informação inicial indica que ele foi sequestrado por brancos que estavam em dois veículos", disse à imprensa o governador regional Paul Makonda, acrescentando que "este tipo de incidente é novidade aqui".

O chefe da polícia de Dar es-Salam, Lazaro Mambosasa, ligou o crime a estrangeiros na coletiva de imprensa e também afirmou que os criminosos "atiraram para o alto" antes de arremessar o empresário dentro do veículo. Mambosasa ainda apontou que a polícia fez algumas prisões em busca de suspeitos do sequestro.

Dewji nasceu na Tanzânia e estudou na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos. Também foi membro do Parlamento entre 2005 e 2015.

Em 2013, se tornou o primeiro tanzaniano a aparecer na lista da revista Forbes, e em 2015 foi nomeado Pessoa do Ano da Forbes na África. Dewji também o acionista majoritário do time de futebol Simba FC da Tanzânia.

De acordo com a Forbes, ele está em 17; lugar na lista de bilionários do continente, com uma fortuna estimada de 1,5 bilhão de dólares.

Dewji é casado e tem três filhos. Em 2016, assinou um compromisso de doar pelo menos metade de sua fortuna a causas filantrópicas, segundo a Forbes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação