Mundo

UE aceitou negociar aduana para evitar fronteira irlandesa dura, diz May

Essa solução serviria como uma "apólice de seguro" para evitar que se erga uma fronteira física entre a Irlanda do Norte, que é parte do Reino Unido, e a República da Irlanda, integrante da UE

Agência Estado
postado em 15/10/2018 15:35

Theresa May/AFP

A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou nesta segunda-feira que a União Europeia consentiu em torno de "explorar" uma "solução aduaneira" que valha para todo o Reino Unido no caso de um eventual acordo do Brexit ainda não estar integralmente em vigor ao fim do período de implementação, em 1; de janeiro de 2021.

Essa solução, se futuramente concretizada, serviria como uma "apólice de seguro" para evitar que se erga uma fronteira física entre a Irlanda do Norte, que é parte do Reino Unido, e a República da Irlanda, integrante da UE. "O que queremos ver em uma solução emergencial (;backstop;) é uma situação em que a Irlanda do Norte possa exportar livremente para a Grã-Bretanha e para a UE", explicou.

No entanto, Bruxelas alegou não haver tempo suficiente para trabalhar em detalhe na elaboração e definição da referida solução aduaneira nas próximas semanas, antes do prazo de novembro, informou May aos parlamentares da Câmara dos Comuns.

"As pessoas estão corretamente preocupadas que o que deveria ser apenas temporário possa se tornar um limbo permanente, com nenhuma relação nova entre o Reino Unido e a UE sendo acordada. Está claro para mim que não ficaremos aprisionados permanentemente em um território aduaneiro comum, incapazes de firmar acordos comerciais" com outros países, assegurou May.

A líder conservadora insistiu que uma "vasta maioria" do acordo do Brexit foi acertada, alegou que as tratativas estão entrando nos "estágios finais" e indicou avanços "significativos" em torno da estrutura e do escopo da relação futura nas áreas de segurança interna e externa, transporte e serviços.

Além disso, como no caso da "solução aduaneira", ela alegou ter havido uma aproximação das posições de cada lado no tocante aos esforços para manter a porosidade da fronteira irlandesa, informando ainda que o secretário britânico do Brexit, Dominic Raab, esteve ontem em Bruxelas para uma reunião com o negociador-chefe da UE nessa área, Michel Barnier.

"Grande parte do acordo está agora esclarecida" entre os dois lados, argumentou a premiê, acrescentando que a principal discórdia entre Londres e Bruxelas atualmente é sobre como lidar com um cenário em que não haja trato para a saída do bloco.

Questionada sobre se um cenário de Brexit sem acordo não estaria se tornando crescentemente provável, May garantiu que o seu governo continua se preparando para essa hipótese, mas rejeitou a possibilidade de solicitar uma extensão do prazo do Artigo 50, ou seja, do prazo para negociar um entendimento com a UE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação