Mundo

Exército chileno destitui diretor de Escola Militar por homenagem a ditador

Imprensa divulgou discurso do filho do homenageado, em que agradece apoio ao seu pai

Agência France-Presse
postado em 16/10/2018 13:26
O Exército do Chile destituiu nesta segunda-feira o diretor da Escola Militar, coronel Germán Villaroel Opazo, por permitir em um ato da instituição uma homenagem a Miguel Krassnoff, condenado por crimes cometidos durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

A imprensa local divulgou no domingo um discurso de Miguel Krassnoff Bassa - diretor de idiomas da Escola Militar e filho do ex-agente de Pinochet - agradecendo o suposto apoio militar a seu pai, o que desatou a ira entre ativistas de direitos humanos e integrantes da esquerda.

Após uma investigação solicitada pelo ministério da Defesa, o Exército pediu a Villarroel Opazo "a entrega imediata da direção" da Escola Militar "e sua renúncia ao cargo", informou o comandante Miguel Alfonso Bellet em entrevista coletiva.

Também foi determinada a saída de Krassnoff Bassa da direção de idiomas da Escola Militar e sua passagem para a reserva.

Miguel Krassnoff foi uma peça-chave da Direção Nacional de Inteligência de Pinochet (DINA) e aos 75 anos cumpre pena de prisão pelos crimes cometidos durante a ditadura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação