Publicidade

Correio Braziliense

UE pode estender período de transição do Brexit, diz Irlanda

Pelas propostas atuais, o Reino Unido seguirá sob as regras da UE do momento em que deixar o bloco, em março, até dezembro de 2020.


postado em 17/10/2018 11:24 / atualizado em 17/10/2018 11:39

(foto: AFP)
(foto: AFP)

O ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, afirmou nesta quarta-feira (17/10) que a União Europeia está disposta a estender o período de transição após a saída do Reino Unido do bloco, o chamado Brexit, até que possa ser encontrada uma solução permanente para a questão da fronteira entre as Irlandas. Pelas propostas atuais, o Reino Unido seguirá sob as regras da UE do momento em que deixar o bloco, em março, até dezembro de 2020.

Muitos avaliam que pode não ser tempo suficiente, em meio às dificuldades na negociação da partida britânica. Coveney disse que o negociador-chefe da UE, Michel Barnier, havia sugerido que mais tempo pode ser uma alternativa, nesse período de transição.

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse acreditar que ainda é possível haver um "bom" acordo com o Reino Unido. Ela ressaltou que a Alemanha, porém, se prepara para a possibilidade de não haver solução para o impasse. A autoridade comentou que um acordo sustentável é do interesse da economia alemã e dos demais países envolvidos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade