Mundo

Polícia reprime violentamente protesto contra Ortega na Nicarágua

Homens e mulheres, além de alguns idosos, foram espancados e arrastados pela rua para depois serem colocados em viaturas da polícia.

Agência France-Presse
postado em 18/10/2018 09:39
Polícia repreende violentamente protestos em Nicarágua
Manágua, Nicarágua - A polícia nicaraguense conteve neste domingo (14/10) com bombas, golpes e cerca de 20 prisões a marcha "Unidos pela liberdade" que a oposição tentava realizar em Manágua em repúdio ao governo de Daniel Ortega.

Entre os detidos destacam-se vários dirigentes de grupos da sociedade civil e do dissidente Movimento de Renovação Sandinista (MRS), denunciaram os organizadores do protesto. "Não atirem", "Liberdade", gritavam os manifestantes aos agentes que, de forma violenta, os cercaram no estacionamento de um shopping, onde estavam se agrupando para iniciar a manifestação.

Homens e mulheres, além de alguns idosos, foram espancados e arrastados pela rua para depois serem colocados em viaturas da polícia.
Polícia repreende violentamente protestos em Nicarágua
Alguns jornalistas também foram espancados e retidos, mas depois foram liberados, segundo denunciaram alguns meios de comunicação independentes. "Não respeitam ninguém, nem idosos nem crianças. Isso demonstra que há uma escala superior de repressão", declarou Azhalea Solís, dirigente da Aliança Cívica de grupos sociais, empresários e estudantes.

No sábado, a polícia anunciou que não iria permitir marchas sem a devida autorização e que tomaria as medidas necessárias para impedi-las.

O secretário executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Pablo Abrao, qualificou no Twitter de "inaceitáveis atitudes repressivas e autoritárias neste momento na #Nicaragua". Um "estado de exceção vai se consolidando com medidas estatais incompatíveis com a democracia e os direitos humanos", acrescentou.

Os protestos contra o governo começaram em 18 de abril devido a uma reforma do sistema de seguro social, mas, após a violência que até agora já deixou 320 mortos, se converteu em uma demanda para a saída do governo de Ortega e de sua esposa e vice-presidente, Rosario Murillo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação