Publicidade

Correio Braziliense

EUA cancelam novo exercício militar na Coreia do Sul

O secretário americano da Defesa, Jim Mattis, e seu colega sul-coreano, Jeong Kyeong-doo, decidiram cancelar o exercício militar "Vigilant Ace" previsto para dezembro


postado em 19/10/2018 12:01 / atualizado em 19/10/2018 13:03

(foto: THOMAS WATKINS / AFP)
(foto: THOMAS WATKINS / AFP)
 
Washington, Estados Unidos  - O secretário americano da Defesa, Jim Mattis, e seu colega sul-coreano, Jeong Kyeong-doo, decidiram cancelar o exercício militar "Vigilant Ace" previsto para dezembro, anunciou nesta sexta-feira (19/10) o porta-voz do Pentágono, Dana White.

Os dois ministros, que se reuniram nesta sexta em Singapura, querem, desta maneira, "dar ao processo diplomático (com a Coreia do Norte) todas as oportunidades de avançar",  afirmou White em um comunicado publicado em Washington.
 
A declaração acrescenta que "os dois ministros estão determinados a modificar as manobras militares para garantir a boa preparação das forças" de ambos os países, uma formulação que deixa claro que exercícios diferentes e menores podem ocorrer de qualquer maneira.

O Vigilant Ace é um exercício aéreo que ocorre todos os anos no início de dezembro na Coreia do Sul para melhorar a coordenação entre as duas forças armadas. 

Em 2017, contou com a participação de 230 aeronaves e cerca de 12 mil soldados norte-coreanos e sul-coreanos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade