Mundo

Mulher negra é vítima de ataque racista em voo na Europa; vídeo viraliza

A mulher sofre de artrite e tem dificuldade de locomoção. Como demorou a ceder passagem para o homem, acabou insultada de forma ostensiva

Agência France-Presse
postado em 22/10/2018 12:36
Mulher negra é vítima de ataque racista em voo da Ryanair
Uma mulher negra, com uma deficiência física em decorrência de artrite, foi vítima de um ataque racista em um voo da Ryanair entre Barcelona e Londres.

Um vídeo registrado por um passageiro foi publicado em rede social teve enorme audiência e provocou comentários indignados sobre o episódio. As imagens, gravadas por David Lawrence, na última sexta-feira, foram visualizadas mais de 4,6 milhões de vezes no Facebook.
No vídeo, um homem branco, sentado na poltrona da janela, grita com a senhora negra, sentada na poltrona do corredor, e exige que ela mude de lugar. Ele dispara insultos de racistas contra a passageira.
[VIDEO2]

A mulher sofre de artrite e tem dificuldade de locomoção. Como demorou a ceder passagem para o homem, acabou insultada de forma ostensiva. "Espero que alguém se sente aqui, porque não quero ficar ao lado da sua cara, sua cara feia e fodida".

Quando ela responde em uma língua que não o inglês, o passageiro rebate: "Não fale comigo em uma língua estrangeira, sua vaca fodida estúpida".

A filha da vítima de racismo intervém: "Ela é deficiente, não grite com ela". E o agressor responde: "Não me importa se ela é incapaz".

Um comissário de bordo sugere que a passageira mude de lugar e oferece a ela um novo assento, em outra fila. Um passageiro sentado atrás tenta acalmar a fúria do passageiro racista: "Ei, pare" E ouve de volta: "Eu vou continuar enquanto tiver que me sentar com essa puta negra"

Milhares de comentários enviados na página do vídeo reclamam que a companhia aérea não tomou providências enérgicas contra o passageiro, como, por exemplo, retirar o homem do avião.
A companhia reagiu no domingo no Twitter, afirmando estar "ciente" deste vídeo e ter "confiado o caso à polícia de Essex", condado do aeroporto de destino da aeronave, Londres Stansted.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação