Mundo

Facebook bloqueia contas vinculadas ao Irã para exercer influência política

As publicações em contas ou páginas focavam em "semear discórdia" através de tópicos altamente controversos

Agência France-Presse
postado em 26/10/2018 16:28
Os donos das contas tentaram ocultar suas identidades se passando por cidadãos americanos e, em alguns casos, britânicos
San Francisco, Estados Unidos - O Facebook anunciou nesta sexta-feira que bloqueou grupos e contas ligados ao Irã para influenciar a política americana e britânica com publicações sobre temas como a imigração e as relações raciais.

O chefe da política de segurança cibernética do Facebook, Nathaniel Gleicher, afirmou que 82 páginas, grupos e contas originadas no Irã violaram suas regras sobre comportamento falso coordenado.

Gleicher disse que têm semelhanças com as contas retiradas no início do ano e ligadas à mídia estatal iraniana, mas a identidade dos culpados ainda precisa ser determinada.

"Muitas vezes é difícil saber quem está por trás desse tipo de atividade", afirmou o executivo em teleconferência.

Os donos das contas tentaram ocultar suas identidades se passando por cidadãos americanos e, em alguns casos, britânicos, segundo Gleicher.

As publicações em contas ou páginas, incluindo perfis do Instagram - de propriedade do Facebook -, focavam em "semear discórdia" através de tópicos altamente controversos, ao invés de campanhas ou candidatos específicos.

O problema envolveu 30 páginas, 33 contas e três grupos no Facebook, além de 16 contas no Instagram.

Pouco mais de um milhão de contas seguiram pelo menos uma dessas páginas, principalmente durante o ano passado, de acordo com o Facebook.

As contas envolvidas organizaram sete eventos no mundo real, mas Gleicher não revelou detalhes sobre se eles ocorreram ou quantas chamadas eles fizeram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação