Mundo

Homem tenta roubar um dos últimos manuscritos da Magna Carta inglesa

O texto fundador da moderna lei constitucional foi assinado em 15 de junho de 1215

Agência France-Presse
postado em 27/10/2018 09:51
Londres - Um homem suspeito de ter tentado roubar em Salisbury, Inglaterra, uma das últimas cópias originais da "Carta Magna", o texto fundador da democracia moderna, foi preso e depois libertado sob fiança, anunciou a polícia local neste sábado.

O texto fundador da moderna lei constitucional foi assinado em 15 de junho de 1215 pelo rei João I da Inglaterra, também conhecido como João sem Terra, sob a pressão da nobreza inglesa interessada em limitar o poder de decisão do monarca.

Uma das últimas cópias do documento foi encontrada na Catedral de Salisbury, e era um manuscrito escrito a mão, em latim e em um pergaminho de pele de ovelha.

Na tarde de quinta-feira quebraram com um martelo a redoma que protegia o documento histórico e o vidro sofreu sérios danos, embora não tenha sido totalmente destruído, como pode ser visto em uma imagem publicada no Twitter pela polícia britânica.

"O suspeito tentou deixar a catedral quando foi detido antes da chegada da polícia", disse o reverendo Nicholas Papadopulos em um comunicado à agência de notícias britânica.

O documento histórico não foi danificado durante o incidente, mas foi substituído por um fac-símile e guardado até que a redoma de exibição seja reparada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação