Mundo

China legaliza comércio de produtos derivados de tigres e rinocerontes

A medida revoga a proibição total adotada em 1993, apesar do mercado negro substituir o comércio legal e muitos produtos proibidos entram na China pelo Vietnã, segundo os movimentos ecologistas

Agência France-Presse
postado em 30/10/2018 08:11
China legaliza comércio de produtos derivados de tigres e rinocerontes nesta segunda-feira 29 de out de 2018
Pequim, China - A China anunciou nesta segunda-feira (29/10) que retomará, de forma limitada, o comércio de produtos procedentes de tigres e de rinocerontes, o que provocou severas reações por parte de ativistas de defesa dos animais, que temem um aumento do tráfico destas espécies em risco.

O governo chinês em circular firmada pelo primeiro-ministro, Li Keqiang anunciou que o comércio de produtos como o osso de tigre ou o chifre de rinoceronte será autorizado em circunstâncias particulares, anunciou o governo chinês em circular firmada pelo primeiro-ministro, Li Keqiang.

Entre estas circunstâncias "particulares" estão pesquisa científica, venda de obras de arte e pesquisa de tratamentos médicos. O osso de tigre e o chifre de rinoceronte moídos são ingredientes cobiçados na medicina tradicional chinesa, apesar da polêmica sobre suas virtudes.

Para se ter acesso a estes produtos será necessária uma autorização especial e apenas os médicos de hospitais reconhecidos pela Administração Nacional de Medicina Tradicional poderão utilizá-los, destaca a circular. Os volumes comerciais serão estritamente controlados e o comércio destes produtos estará proibido, exceto nos casos previstos.

A medida revoga a proibição total adotada em 1993, mas o mercado negro substituiu o comércio legal e muitos produtos proibidos entram na China pelo Vietnã, segundo os movimentos ecologistas. "A retomada do comércio legal poderá não apenas servir para encobrir o tráfico clandestino, mas também para estimular uma demanda que havia baixado quando a proibição entrou em vigor", lamentou Margaret Kinnaird, responsável por biodiversidade do Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

O tigre está classificado como espécie em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Fauna (UICN). Em relação às distintas espécies de rinocerontes, a UICN os classifica em várias categorias: vulneráveis, quase ameaçado ou em risco crítico de extinção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação