Mundo

Japão: Princesa Ayako se casa como plebeu e abre mão da realeza

Como a decisão de se casar como o plebeu Kei Moriya, a princesa se torna a terceira a renunciar aos direitos da realeza desde o início do Milênio

Silvana Sousa*
postado em 30/10/2018 08:32
A cerimônia de casamento da princesa Ayako ocorreu no santuário de Meji Jungu, em Tóquio
A princesa Ayako de Takamado, da família real japonesa, se casou como um plebeu no santuário de Meji Jungu nesta segunda-feira (29/10) e de acordo com o estatuto imperal terá que renunciar ao título. Em compensação, Ayako deve receber uma quantia de R$ 3,5 milhões por abrir mão de seus privilégios. A cerimônia que incluiu rituais sagrados e celebrações de agradecimento ao Imperador Akihito durou cinco dias.

Como a decisão de se casar como o plebeu Kei Moriya, a princesa se torna a terceira a renunciar aos direitos da realeza desde o início do Milênio. O número porém deve crescer, pois Mako, a neta do imperador anunciou o casamento com um plebeu em setembro e a cerimônia já está em fase de preparação. Apesar da tendência de saída das mulheres da família real, não há evidências de mudanças no estatuto imperial.
[FOTO2]
No Japão, as mulheres reais não podem ascender ao trono, ficando com os primogênitos masculinos o dever de governar. O atual Imperador Akihito, 84 anos, deve terminar o processo de abdicação do trono em favor do filho mais velho, Naruhito em 30 de abril.
Ayako é filha do falecido príncipe de Takamado, primo do imperador Akihito e é assintente social.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação