Publicidade

Correio Braziliense

Grupo vestido com roupas da Ku Klux Klan é investigado na Irlanda do Norte

Originada no sul dos Estados Unidos, a Ku Klux Klan é uma organização supremacista branca fundada no século XIX após o fim da escravidão


postado em 30/10/2018 11:49

(foto: General Photographic Agency)
(foto: General Photographic Agency)
 
Belfast, Reino Unido - A polícia da Irlanda do Norte está investigando um caso de crime de ódio após a publicação nas redes sociais de uma foto de um grupo vestindo roupas da Ku Klux Klan nas proximidades de um centro islâmico em uma cidade perto de Belfast.

Esta foto mostra uma dúzia de pessoas vestidas com uma túnica longa branca, com uma cruz branca sobre um fundo vermelho, e capuzes pontudos, carregando cruzes de madeira e punhos para o alto, perto do centro islâmico de Bangladesh em Newtownards.

No ano passado, uma cabeça de porco foi colocada nas proximidades do mesmo centro islâmico. "Estamos cientes da circulação de imagens mostrando pessoas em trajes da Ku Klux Klan (KKK). Continuamos nossa investigação e tratamos este caso como um crime de ódio", disse a polícia em um comunicado na segunda-feira.

Um membro deste grupo também posou com Sharon Mellor, parceira de Tony Martin, líder de um grupo de extrema direita britânico chamado National Front, em fotos publicadas na terça-feira pelo jornal Belfast Telegraph.  "Alguns desses caras estavam fantasiados para o Halloween, não tenho ideia de quem eles são", disse Mellor ao jornal.

O grupo tentou parar em um pub para beber, mas foi expulso do local. "Um grupo vestido com roupas da KKK entrou em nosso bar, 'The Spirit Merchant'", confirmou um porta-voz, Eddie Gershon. "A equipe do bar disse a eles que não os atenderia. Ficaram por cerca de cinco minutos e depois foram embora", explicou.

Originada no sul dos Estados Unidos, a KKK é uma organização supremacista branca fundada no século XIX após o fim da escravidão.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade