Mundo

Democratas conquistam 218 assentos necessários para ganhar controle da Câmara

Os democratas tomaram dos republicanos as 23 cadeiras necessárias para ter a maioria na Câmara de Representantes, ao vencer em estados-chave como Virgínia, Flórida, Pensilvânia e Colorado

Agência France-Presse, Agência Estado
postado em 07/11/2018 08:06

Karen Magnuson (L) e Karen Shaw comemoram após o anúncio da vitória de Jason Crow, candidato democrata ao 6º Distrito Congressional do Colorado, durante a festa do Colorado Democrats, em Denver, Colorado, em 6 de novembro de 2018

O Partido Democrata conquistou os 218 assentos necessários para retomar o controle da Câmara dos Representantes em Washington, após as eleições legislativas de meio de mandato dos EUA, segundo resultados oficiais, que confirmaram projeções de mais cedo.

Nancy Pelosi, a atual líder da minoria democrata na Câmara de Representantes, que deve voltar a presidi-la, anunciou a restauração dos poderes e contrapoderes constitucionais, mas prometeu trabalhar com os republicanos. "Um Congresso democrata vai trabalhar em soluções que nos unam, porque todos tivemos divisões", afirmou.

Os democratas tomaram dos republicanos as 23 cadeiras necessárias para ter a maioria na Câmara de Representantes, ao vencer em estados-chave como Virgínia, Flórida, Pensilvânia e Colorado, de acordo com projeções das redes de televisão Fox e NBC.

Trump, que acompanhou os resultados da Casa Branca, onde passou o dia recluso com amigos e familiares, destacou no Twitter o "tremendo sucesso" das eleições, consideradas um referendo sobre sua gestão.

Embora a "onda azul" anti-Trump não tenha-se concretizado, a perda de domínio na Câmara complica suas perspectivas. Com esta vitória, os democratas poderão não apenas bloquear iniciativas do presidente, como investigar suas finanças e aprofundar na investigação sobre a suspeita de conluio entre sua equipe de campanha e a Rússia em 2016, aumentando a possibilidade de que se inicie um processo de impeachment contra ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação