Mundo

Coreia do Norte pede para adiar reunião com os Estados Unidos

Nenhuma outra explicação foi fornecida, mas Pyongyang pede que as sanções impostas por seu programa de armas sejam flexibilizadas, enquanto Washington insiste que elas devem permanecer em vigor até a desnuclearização da Coréia do Norte

Agência France-Presse
postado em 08/11/2018 10:48
FILES) Nesta foto de arquivo tirada em 31 de maio de 2018, o Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, fala durante uma conferência de imprensa após reunião com o braço direito de Kim Jong Un Kim Yong Chol em Nova York. O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse em 4 de novembro de 2018 que reuniria com o representante da Coreia do Norte porém a reunião  foi cancelada
Seul, Coreia do Sul - A Coreia do Norte pediu aos Estados Unidos para adiar as negociações de alto nível programadas para esta semana em Nova York, informou o chanceler sul-coreano, Kang Kyung-wha, um dia depois de Washington anunciar o adiamento da reunião.

"Os Estados Unidos nos disseram que receberam uma mensagem do norte para adiar a reunião", disse Kang a legisladores, segundo a agência de notícias Yonhap.

Nenhuma outra explicação foi fornecida, mas Pyongyang pede que as sanções impostas por seu programa de armas sejam flexibilizadas, enquanto Washington insiste que elas devem permanecer em vigor até a desnuclearização da Coréia do Norte.

Na véspera, secretário de Estado americano, Mike Pompeo, anunciou o adiamento de seus planos de se reunir esta semana com autoridades norte-coreanas de alto escalão, entre elas um dos homens mais próximos do líder Kim Jong-un.

Anunciada para esta quinta em Nova York, a reunião do chefe da diplomacia americana com Kim Yong-chol, braço direito de Kim, e com outros funcionários, "agora terá lugar em uma data posterior", informou um comunicado do departamento de Estado sem dar mais explicações.

O objetivo dessa próxima reunião é buscar continuar com as discussões sobre a desnuclearização norte-coreana e com a preparação de uma segunda cúpula entre Trump e Kim.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação