Agência France-Presse
postado em 08/11/2018 12:48
Barcelona, Espanha - Um homem que possuía um arsenal em sua casa e que ameaçou assassinar o chefe de Governo espanhol, o socialista Pedro Sanchez, foi preso em setembro - segundo informações das autoridades divulgadas nesta quinta-feira (8/11). A prisão ocorreu em Terrassa, no nordeste da Espanha, informou no Twitter a polícia regional da Catalunha.
Trata-se de um espanhol de 63 anos que tinha em casa um total de 16 armas, acrescentou o porta-voz da polícia regional catalã, Albert Oliva. "O homem possuía a intenção clara de realizar ações contra o presidente do Governo, mas carecia de apoio logístico. Por isso, buscou ajuda em chats e redes sociais", explicou o porta-voz.
O indivíduo afirmava estar disposto "a se sacrificar pela Espanha", e sua postura se radicalizou quando o governo de Pedro Sánchez aprovou a exumação do ex-ditador Francisco Franco de seu mausoléu no Vale dos Caídos, perto de Madri.
Em uma breve nota, o governo espanhol afirmou que, "em momento algum, a segurança do presidente se viu comprometida".
Segundo informações de um auto judicial, o acusado teria pedido ajuda a um integrante de um partido de extrema-direita, o Vox, através do Whatsapp.
Esta formação informou que foi uma coordenadora local que alertou as autoridades sobre o plano e que o acusado jamais foi afiliado do Vox.