Mundo

Incêndios florestais na Califórnia deixam cinco mortos

Os incêndios florestais que atingem a Califórnia deixaram ao menos cinco mortos, vários feridos e centenas de milhares de evacuados

Agência France-Presse
postado em 09/11/2018 17:44
Outros dois incêndios foram registrados mais ao sul, próximo a Los Angeles
Los Angeles, Estados Unidos - Os incêndios florestais que atingem a Califórnia deixaram ao menos cinco mortos, vários feridos e centenas de milhares de evacuados, informaram as autoridades nesta sexta-feira (9).

O maior foco está localizado ao norte de Sacramento, no condado de Buttle, onde o "Camp Fire" destruiu 280 km2 e foram emitidas ordens de evacuação.

Outros dois incêndios foram registrados mais ao sul, no condado de Ventura, próximo a Los Angeles, somando 56 km2.

"A magnitude da destruição que vimos é incrível e dolorosa", disse Mark Ghilarducci, diretor do escritório de emergência do governo do estado. "Sabemos que há feridos e perda de vidas humanas".

O gabinete do xerife de Buttle informou que seus oficiais "localizaram cinco falecidos na área de Edgewood Lane, em Paradise", uma das localidades mais afetadas.

"A investigação preliminar revelou que estas vítimas foram localizadas em veículos alcançados pelo incêndio Camp", informou um comunicado.

"Devido às queimaduras, a identificação não pôde ser feita. Serão realizadas necropsias para determinar as circunstâncias das mortes e começar o processo de identificação", prosseguiu. Uma equipe investiga a possibilidade de haver mais vítimas fatais.

Um fotógrafo da AFP constatou o nível de destruição em Paradise e resumiu o cenário que viu a um inferno: casas envoltas em chamas, outras já feitas cinzas e carros carbonizados.

Ghilarducci advertiu que nesta área foram evacuadas 52.000 pessoas, enquanto em Ventura os evacuados superam os 100.000.

Também advertiu que o estado espera condições climáticas de incêndios - ventos fortes e um clima muito seco - para os próximos dias, uma notícia ruim para os quase 2.000 bombeiros que combatem as chamas.

"Camp", controlado em apenas 5%, destruiu 2.000 estruturas e ameaça um total de 15.000.

Estradas estão fechadas e ordens de evacuação foram emitidas em uma dúzia de bairros na cidade de Paradise, uma das mais afetadas, e de Chico. Três abrigos foram abertos para atender os afetados.

"Toda a parte inferior de Paradise está totalmente envolvida em chamas", disse Kevin Winstead, morador do povoado de Magalia, à televisão local KIEM TV. "Tudo está envolvido em chamas agora, não vai restar nenhuma casa em pé", disse. "Estou devastado".

O outro foco de incêndio se desenvolveu a poucos quilômetros de Thousand Oaks, onde um ex-soldado abriu fogo em um bar na quarta-feira à noite, deixando 12 mortos, antes de se suicidar.

A Califórnia foi afetada desde o fim de 2017 por um grande número de incêndios especialmente violentos, que provocaram uma dezena de mortes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação