Publicidade

Correio Braziliense

Netanyahu e Putin se reúnem pela primeira vez após queda de avião russo

'Minha conversa com o presidente Putin foi positiva e franca', afirmou Netanyahu, que não deu detalhes sobre este encontro


postado em 11/11/2018 15:53

Vladimir Putin(foto: AFP / SPUTNIK / Alexey NIKOLSKY)
Vladimir Putin (foto: AFP / SPUTNIK / Alexey NIKOLSKY)
Paris, França
-O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, conversou neste domingo (11) com o presidente russo, Vladimir Putin, em Paris, em seu primeiro cara a cara após um avião russo ter sido abatido na Síria durante um bombardeio israelense.

Netanyahu, que viajou a Paris para participar das comemorações pelo centenário do armistício da Primeira Guerra Mundial, indicou à imprensa que neste contexto falou "com diversos dirigentes como o presidente (Donald) Trump e o presidente (Vladimir) Putin".

"Minha conversa com o presidente Putin foi positiva e franca", afirmou Netanyahu, que não deu detalhes sobre este encontro.

Esse é o primeiro encontro presencial entre ambos dirigentes depois de um avião russo ter sido derrubado em 17 de setembro pela defesa antiaérea síria após um bombardeio israelense. 

As Forças Armadas russas acusaram pilotos israelenses de ter utilizado a aviação russa como cobertura para desviar os disparos das baterias de defesa aéreas sírias. 

Segundo Israel, este acidente, que deixou 15 soldados russo mortos, aconteceu quando caças israelenses já estavam no espaço aéreo de seu país. 

Após este incidente, a Rússia anunciou novas medidas para reforçar as baterias antiaéreas do regime sírio.

Desde então, Netanyahu e Putin tinham se falado várias vezes por telefone, mas não se reunido pessoalmente. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade