Mundo

Foto de Donald Trump é usada para incentivar europeus a votarem

O rosto do presidente dos EUA apareceu em cartazes na cidade francesa de Estrasburgo, como parte de uma campanha para estimular os eleitores a votarem nas eleições europeias

Agência France-Presse
postado em 22/11/2018 18:31
Estrasburgo, França - Donald Trump como um aviso. O rosto do presidente dos Estados Unidos apareceu em cartazes na cidade francesa de Estrasburgo, como parte de uma campanha para estimular os eleitores a votarem nas eleições europeias em maio de 2019.

"Desta vez me registro e voto", dizem os cartazes, que foram colocados na quarta-feira (21) por iniciativa do prefeito de Estrasburgo, a sede do Parlamento Europeu. Neles você pode ver o rosto de Trump sob uma estrela com as cores da bandeira europeia.

"É normal que Estrasburgo, capital europeia, desempenhe um papel para que os cidadãos se registrem nas listas eleitorais", explicou Jean-François Lanneluc, diretor de comunicação do gabinete do prefeito de Estrasburgo.

"Quando se lança uma campanha de comunicação, o objetivo é que ela seja vista, tem que ter um elemento áspero. Aqui tem um e ele não passou despercebido. Gerou um debate e isso é bom", disse Lanneluc.

"A Europa ainda é uma espécie de modelo contra a tentação do isolacionismo que Trump incorpora", acrescentou.

Espalhados desde a quarta-feira, os cartazes deram o que falar. Outras cidades francesas já contataram Estrasburgo para usar os cartazes, segundo Lanneluc, seis meses antes das eleições que se configuram como uma batalha entre "progressistas" versus "nacionalistas".

No início de novembro, o governo francês utilizou imagens de líderes nacionalistas, o ministro do Interior italiano Matteo Salvini, e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, em um vídeo pedindo aos cidadãos que escolham entre "a União Europeia ou a divisão".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação