Mundo

Estranho sobrevoo de helicópteros sobre o Kremlin gera rumores em Moscou

Sobrevoo de helicópteros sobre o Kremlin provocou desde quinta-feira um tsunami de teorias da conspiração nas redes sociais

Agência France-Presse
postado em 23/11/2018 15:40
Sobrevoo de helicópteros sobre o Kremlin provocou desde quinta-feira um tsunami de teorias da conspiração nas redes sociais
Moscou, Rússia - Uma gravação de filme, um golpe de Estado, ou exercícios militares? O estranho sobrevoo de helicópteros sobre o Kremlin, entre eles um que transportava homens fortemente armados, provocou desde quinta-feira um tsunami de teorias da conspiração nas redes sociais.

A intriga sobre estes voos foi tanta que a presidência se viu obrigada, nesta sexta-feira (23), a dar explicações em seu encontro rotineiro com a imprensa, e o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, rapidamente acabou com as especulações mais fantasiosas.

"Confirmo que se tratam de exercícios", afirmou o porta-voz da presidência, assegurando que não havia "nada extraordinário".

Declarou que esta é uma "prática comum", levando em conta que uma parte da fortaleza do Kremlin é um museu aberto ao público. Outra parte da sede da presidência russa tem o acesso proibido.

Na quinta-feira, vídeos publicados na Internet mostravam dois helicópteros decolando do Kremlin, local de trabalho e residência oficial do chefe de Estado russo, no centro de Moscou.

Alexandre Riaskov, um porta-voz do Serviço de Proteção Federal, encarregado de garantir a segurança dos responsáveis russos de alto escalão, confirmou à AFP que se tratava de "exercícios feitos conforme o previsto".

As imagens impressionantes publicadas nas redes sociais, e reproduzidas por canais de televisão russos, levaram alguns internautas a se questionarem, inclusive, se o presidente Vladimir Putin, que na quinta-feira estava no sul da Rússia, teria falecido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação