Mundo

Manifestantes protestam em Paris para pressionar o governo francês

Ato é contra a alta de combustíveis e perda do poder aquisitivo da França

Agência France-Presse
postado em 24/11/2018 10:07
Ato é contra a alta de combustíveis e perda do poder aquisitivo da França
Paris - Milhares de manifestantes, integrantes do movimento conhecido como "coletes amarelos", que protestam contra a alta dos combustíveis e a perda do poder aquisitivo na França, se reuniram neste sábado no centro de Paris após vários dias protestos no restante do país, com a intenção de pressionar ainda mais o governo.

Durante a manhã, milhares de manifestantes estavam na avenida Champs Élysées da capital francesa e gritaram frases contra o presidente Emmanuel Macron.

A polícia utilizou gás lacrimogêneo e jatos de água para afastar as pessoas que tentavam furar um bloqueio das forças de segurança.

A mobilização na capital, de contornos pouco definidos, preocupa as autoridades que temem distúrbios.

O movimento, sem vínculo com os sindicatos e os partidos políticos, organizou em 17 de novembro seu "primeiro ato", que levou 280.000 pessoas às ruas em toda França.

O "segundo ato" foi agendado para este sábado em Paris.

O movimento é mais um na longa história francesa de contestação social e protestos nas ruas.

Uma pesquisa do instituto BVA mostrou que 72% dos franceses se identificam com as reivindicações dos "coletes amarelos".

O preço elevado da gasolina, impostos excessivos, pensões e aposentadorias insuficientes: as reivindicações do movimento convergem para a perda de poder aquisitivo.

Os "coletes amarelos" representam um verdadeiro desafio para Macron que, no momento, não parece disposto a mudar o ritmo de suas reformas para "transformar" a França ou a abrir mão do aumento do preço dos combustíveis, tudo isto para "manter o rumo a favor da transição ecológica".

De acordo com a imprensa, no entanto, Macron pode anunciar na terça-feira novas medidas destinadas às famílias carentes para evitar o risco de uma "fratura" social.

A convocação do "segundo ato" da mobilização foi feita nas redes sociais, principal plataforma de comunicação dos manifestantes.

Com o perfil ambíguo do movimento, as autoridades desejam evitar os confrontos registrados na primeira semana de protestos (dois mortos, 620 civis e 136 membros das forças de segurança feridos), com uma grande mobilização policial.

As autoridades temem em particular a infiltração entre os manifestantes de "redes violentas de extrema-direita e extrema-esquerda".

Mais de 35.000 pessoas responderam no Facebook à convocação para um protesto na Place de la Concorde em Paris, mas esta manifestação foi proibida por sua proximidade com o palácio presidencial do Eliseu e da embaixada dos Estados Unidos.

As autoridades proibiram eventos ao redor do palácio presidencial, da Concorde, da Assembleia Nacional e do hotel Matignon, que abriga o escritório do primeiro-ministro.

Manifestações foram autorizadas no Campo de Marte, perto da Torre Eiffel, mas o movimento dos "coletes amarelos" não aceitou a ideia, por considerar que ficara "preso em um parque".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação