Mundo

Coreias apresentam candidatura conjunta à lista de Patrimônio da Humanidade

A inscrição conjunta foi possível graças à vontade das duas Coreias, que aceitaram, com a mediação da Unesco, a fusão das candidaturas

Agência France-Presse
postado em 26/11/2018 08:27
[FOTO1]
Paris, França - As duas Coreias apresentaram nesta segunda-feira (26/11) uma candidatura conjunta para a inclusão da luta tradicional coreana na lista do Patrimônio da Humanidade, que foi aceita pela Unesco, uma iniciativa sem precedentes que marca uma nova etapa na aproximação entre os dois países.

"O fato de que as duas Coreias concordaram em unir suas candidaturas respectivas não tem precedentes", declarou Audrey Azoulay, diretora geral da Unesco, à AFP após a aceitação da inscrição, decidida em uma reunião do comitê ad hoc da organização.

"Esta candidatura conjunta é um primeiro passo histórico no caminho para a reconciliação intercoreana e nos recorda o poder extraordinário do patrimônio cultural como vetor de paz e ponte de união entre os povos", completou Azoulay.

O Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, reunido em Port-Louis (Maurício), decidiu inscrever a luta tradicional coreana na lista representativa de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, depois que Seul e Pyongyang aceitaram unir suas candidaturas.

A luta tradicional coreana ; chamada "Ssirum" na Coreia do Norte e "Ssireum" na Coreia do Sul - tem um significado profundo para os coreanos. Vinculada fundamentalmente à terra e à agricultura é, ao mesmo tempo, um esporte nacional e uma prática cultural muito popular nos dois países.

A inscrição conjunta foi possível graças à vontade das duas Coreias, que aceitaram, com a mediação da Unesco, a fusão das candidaturas.

Também foi possível graças aos contatos entre Azoulay e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-In, em outubro em Paris, e "intercâmbios similares" com Pyongyang nas últimas semanas, informou a Unesco em um comunicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação