Mundo

Emirados anunciam indulto a britânico condenado por espionagem

O indulto foi decidido em resposta a uma carta da família de Hedges transmitida pelas autoridades britânicas, informou um alto funcionário do país árabe, Khaber al Lamki

Agência France-Presse
postado em 26/11/2018 08:53
O estudante britânico Matthew Hedges posando em sua casa em Exeter. O secretário de Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt, expressou sua gratidão aos Emirados Árabes Unidos em 26 de novembro de 2018 por perdoar um acadêmico britânico condenado à prisão perpétua por acusações de espionagem
Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos - O governo dos Emirados Árabes Unidos concedeu indulto nesta segunda-feira (26/11) ao estudante britânico Matthew Hedges, condenado na semana passada a prisão perpétua por espionagem, anunciaram as autoridades em um comunicado, ao mesmo tempo que Londres expressou agradecimento.

"Um indulto presidencial com efeito imediato foi decidido pelo xeque Khalifa bin Zayed Al Nahayan, presidente dos Emirados Árabes Unidos", anunciou o ministério de Assuntos Presidenciais. "Hedges será autorizado a sair dos Emirados Árabes Unidos uma vez que as formalidades sejam concluídas", completou o ministério.

O indulto foi decidido em resposta a uma carta da família de Hedges transmitida pelas autoridades britânicas, informou um alto funcionário do país árabe, Khaber al Lamki. No entanto, Lamki insistiu que o britânico "é 100% um agente do serviço secreto e foi considerado culpado de espionagem". Ele afirmou que Hedges confessou os fatos.

Detido no aeroporto de Dubai em 5 de maio, Hedges, de 31 anos e doutorando da Universidade de Durham (nordeste da Inglaterra), foi condenado à prisão perpétua pelo tribunal federal de Abu Dhabi por espionagem para um país estrangeiro.

De acordo com sua esposa, a colombiana Daniela Tejada, Matthew Hedges estava pesquisando a política de segurança externa e interna dos Emirados Árabes Unidos após a Primavera Árabe de 2011. Ele morou vários anos no país antes de retornar ao Reino Unido em 2015, afirmou.

"Apesar de nossas divergências com as acusações, estamos agradecidos ao governo dos Emirados Árabes Unidos por resolver o problema rapidamente", afirmou o ministro britânico das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, no Twitter.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação