Agência France-Presse
postado em 28/11/2018 15:52
Melbourne, Austrália - Vinte e oito baleias foram encontradas mortas em uma praia no sudeste da Austrália, anunciaram autoridades na quarta-feira, alguns dias depois de um encalhe em massa de cetáceos igualmente inexplicável na Nova Zelândia.
O piloto de um avião particular que sobrevoava o Parque Nacional de Croajingolong, no estado de Victoria, informou na terça-feira ter avistado baleias encalhadas na praia.
As autoridades do parque se dirigiram imediatamente à praia, e viram que cinco cetáceos ainda estavam vivos. Quando voltaram nesta quarta-feira, todos haviam morrido.
Os especialistas acreditam que a única baleia corcunda do grupo encalhou muitas das demais, todas baleias-piloto.
Gail Wright, da administração do Victoria Parks, disse que estão analisando amostras na esperança de entender as razões para esse encalhe em massa.
"É um grande mistério. Não sabemos o que causa isso", afirmou, acrescentando que, em quantidade, este foi provavelmente o maior encalhe nesta área da Austrália desde os anos 80.
No sábado, foram descobertas 145 baleias-piloto em uma praia da Ilha Stewart, no sul da Nova Zelândia.
Metade dos cetáceos, que ainda viviam, teve que ser sacrificado por causa da dificuldade de retirá-los de onde estavam para devolvê-los ao mar.
As causas precisas do encalhe são desconhecidas. Pode ser por causa de doenças, erros de navegação, baixa da maré, mau tempo ou ameaças de predadores.