Mundo

Americanos iniciam semana de homenagens a George H. W. Bush

Assim como Gerald Ford, Ronald Reagan e Richard Nixon, ele será enterrado segundo o protocolo de funerais com honras de Estado, organizado pelo Pentágono

Agência France-Presse, Agência Estado
postado em 03/12/2018 08:45

Um memorial improvisado em homenagem ao ex-presidente dos EUA George HW Bush é visto ao pé de um monumento em sua homenagem em Houston, Texas, em 2 de dezembro de 2018. Para comemorar o primeiro ex-presidente a morrer desde Gerald Ford em 2006, as autoridades anunciou uma programação detalhada de quatro dias de serviços comemorativos e tributo, organizada com precisão militar pela força-tarefa do Pentágono encarregada de proteger a capital dos EUA. O 41º presidente faleceu em 30 de novembro de 2018, aos 94 anos, em sua

Os Estados Unidos iniciam nesta segunda-feira (3/12) as cerimônias em homenagem ao ex-presidente GeorgeH. W. Bush, que presidiu o país no fim da Guerra Fria. Assim como Gerald Ford, Ronald Reagan e Richard Nixon, ele será enterrado segundo o protocolo de funerais com honras de Estado, organizado pelo Pentágono.

O caixão será exibido em uma câmara-ardente sob a cúpula do Capitólio a partir da noite desta segunda. Na quarta-feira (5/12) dia de luto nacional, o funeral será na Catedral Nacional, em Washington. Em seguida, o corpo retornará ao Texas, onde Bush será sepultado.

Após a morte do ex-presidente americano George H.W. Bush, na última sexta-feira (30/11), diversas autoridades e figuras do espectro político mundial lametaram a morte de Bush.

"O melhor pai"

"George H.W. Bush foi um homem de grande caráter e o melhor pai que um filho ou uma filha poderia pedir".

- Seu filho George W. Bush, ex-presidente americano

"Fé, família e país"

"Com sua essencial autenticidade, aguda engenhosidade e compromisso inquebrantável com a fé, a família e o país, o presidente Bush inspirou gerações de compatriotas americanos com o serviço público".

- Donald Trump, presidente americano

Amizade

"Estou profundamente grato por cada minuto que passei com o presidente Bush e sempre lembrarei da nossa amizade como um dos melhores presentes da minha vida".

- Bill Clinton, ex-presidente americano


"Um verdadeiro parceiro"

"Tivemos a sorte de trabalhar juntos em momentos de mudanças históricas. E foram momentos determinantes que exigiam uma enorme responsabilidade de cada um. O resultado foi o final da Guerra Fria e da corrida armamentista (...) Foi um verdadeiro parceiro".

- Mikhail Gorbachev, último líder da extinta União Soviética

"Vocação nobre e abençoada"

"A vida de George H.W. Bush é testemunho de que o serviço público é uma vocação nobre e abençoada (...) É um legado de serviço inigualável, embora ele quisesse que todos nós tentássemos".

- Barack Obama, ex-presidente americano

"Um verdadeiro amigo"

"Foi um golpe de sorte na história alemã que ele estivesse à frente dos Estados Unidos quando a Guerra Fria chegou ao fim e a reunificação da Alemanha se tornou possível. O povo alemão tinha nele um verdadeiro amigo."

- Angela Merkel, chefe de governo alemã

"Convicções e valores"

"O presidente Bush foi um líder dedicado e reflexivo, que manteve seus valores e convicções. Fez muito para fortalecer as relações entre nossos dois países, defendendo o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte e iniciativas como a luta contra a chuva ácida."

-- Justin Trudeau, premier do Canadá --

"Um exemplo"

"O espírito de serviço público do presidente George H.W. Bush foi o fio condutor de sua vida e um exemplo para todos nós. Hoje, a Grã-Bretanha lembra um grande estadista e um verdadeiro amigo do nosso país."

- Theresa May, premier britânica


"Um amigo para a vida toda"

"Me sinto privilegiado por ter trabalho com ele, e ainda mais privilegiado porque se tornou um amigo para a vida toda. Era, simplesmente, uma das pessoas mais decentes que conheci".

- John Major, ex-primeiro-ministro britânico

" Respaldo à aliança EUA-Europa"

"Um grande líder" que deu "seu respaldo incansável à aliança com a Europa".

- Emmanuel Macron, presidente francês

"Uma Europa mais segura"

"Nunca esquecerei seu papel em fazer da Europa um lugar mais seguro e mais unido depois da queda do Muro de Berlim e da Cortina de Ferro."

- Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

"Instinto de moderação"

"Ao longo dos anos, sua compaixão, seu instinto de moderação e seu compromisso com o serviço público me impressionaram."

- Antonio Guterres, secretário-geral da ONU

-Um grande americano

"Perdemos um grande americano. O serviço definiu a vida do presidente George H.W. Bush e ensinou a todos nós sobre liderança, sacrifício e decência".

- Tim Cook, diretor executivo da Apple

"Rezem por ele"

"Quero rezar sinceramente por ele. Quando visitei os Estados Unidos, pouco depois de assumir como primeiro-ministro, em 1989, Bush me recebeu em sua casa. Quando ele visitou o Japão, saímos para comer bisteca juntos".

- Toshiki Kaifu, ex-primeiro-ministro do Japão


"Visão política por gerações"

"Estendo as minhas condolências à família Bush, ao povo e governo americanos após o sensível falecimento do ex-presidente George H.W. Bush. Seu legado e visão política continuarão por gerações".

- Juan Carlos Varela, presidente do Panamá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação