Mundo

Erdogan exige extradição de sauditas suspeitos de assassinar jornalista

A promotoria saudita acusou 11 pessoas de envolvimento no assassinato, cinco das quais enfrentam uma possível pena de morte, enquanto Erdogan pede que sejam julgados na Turquia

Agência Estado
postado em 03/12/2018 09:06

Erdogan exige extradição de sauditas suspeitos de assassinar jornalista Jamal Khashoggi

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu neste domingo (2/12) a extradição para a Turquia dos sauditas suspeitos do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, crítico do regime de Riad, morto no Consulado da Turquia em Istambul, em outubro.


"Como o crime aconteceu na Turquia, acreditamos que os criminosos têm de voltar para a Turquia. Fizemos uma solicitação oficial, mas os sauditas não os devolveram, declinaram de nossa solicitação", disse Erdogan, ao final da cúpula do G-20, em Buenos Aires.

A promotoria saudita acusou 11 pessoas de envolvimento no assassinato, cinco das quais enfrentam uma possível pena de morte, enquanto Erdogan pede que sejam julgados onde se cometeu o crime.

Segundo o líder turco, que disse não confiar na Justiça saudita, apenas o premiê do Canadá, Justin Trudeau, levou ao G-20 a questão da morte de Khashoggi. Em entrevista, Erdogan destacou que o príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salman, deu "uma explicação muito pouco confiável" sobre o papel de seu país no caso.

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que pediu ao príncipe herdeiro, com quem se encontrou em Buenos Aires, que aceite a cooperação internacional para investigar a morte do jornalista. O francês ressaltou a necessidade de que o processo seja transparente e tenha credibilidade. (Com agências internacionais). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação