Jornal Correio Braziliense

Mundo

Uruguai nega asilo a ex-presidente peruano Alan García

Alan García fez o pedido de asilo alegando ser vítima de "perseguição política"

Montevidéu, Uruguai - O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, anunciou nesta segunda-feira (3/12) que seu governo decidiu negar o pedido de asilo que o ex-presidente peruano Alan García apresentou.

Alan García fez o pedido de asilo alegando ser vítima de "perseguição política". Depois de analisar a documentação fornecida por Lima e pelo candidato ao asilo, o país optou por negar o pedido. "Em poucas palavras, não concedemos o pedido de asilo", disse Vazquez em entrevista coletiva, ao lado do ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa.

Em função desta negativa, García deixou a embaixada uruguaia em Lima, informou o chanceler peruano, Néstor Popolizio. "Eu recebi a informação do embaixador (uruguaio) Carlos Barros que (Alan García) já deixou a embaixada", informou Popolizio à rádio RPP em Lima.

García, de 69 anos, pediu asilo na embaixada do Uruguai em 17 de novembro, depois que a justiça peruana proibiu sua saída do país por 18 meses, ampliando a investigação sobre supostas propinas pagas pela empresa brasileira Odebrecht para obter um contrato para construir uma linha do metrô de Lima em seu segundo mandato (2006-2011).