Mundo

Uruguai nega asilo a ex-presidente peruano Alan García

Alan García fez o pedido de asilo alegando ser vítima de "perseguição política"

Agência France-Presse
postado em 03/12/2018 12:46
O ex-presidente peruano, Alan Garcia, gesticula enquanto fala em sua chegada ao aeroporto militar em Buenos Aires, Argentina, em 30 de setembro de 2010. Garcia está em Buenos Aires para participar de uma reunião de emergência da UNASUL em apoio ao presidente equatoriano Rafael Correa. O governo do Equador declarou estado de emergência nesta quinta-feira dizendo que tropas rebeldes e policiais estavam realizando um golpe, depois de tomar o principal aeroporto e invadir o Congresso em um motim sobre cortes salariais.
Montevidéu, Uruguai - O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, anunciou nesta segunda-feira (3/12) que seu governo decidiu negar o pedido de asilo que o ex-presidente peruano Alan García apresentou.

Alan García fez o pedido de asilo alegando ser vítima de "perseguição política". Depois de analisar a documentação fornecida por Lima e pelo candidato ao asilo, o país optou por negar o pedido. "Em poucas palavras, não concedemos o pedido de asilo", disse Vazquez em entrevista coletiva, ao lado do ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa.

Em função desta negativa, García deixou a embaixada uruguaia em Lima, informou o chanceler peruano, Néstor Popolizio. "Eu recebi a informação do embaixador (uruguaio) Carlos Barros que (Alan García) já deixou a embaixada", informou Popolizio à rádio RPP em Lima.

García, de 69 anos, pediu asilo na embaixada do Uruguai em 17 de novembro, depois que a justiça peruana proibiu sua saída do país por 18 meses, ampliando a investigação sobre supostas propinas pagas pela empresa brasileira Odebrecht para obter um contrato para construir uma linha do metrô de Lima em seu segundo mandato (2006-2011).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação