Publicidade

Correio Braziliense

Quase 30 mil sírios voltam ao país após reabertura da fronteira

Cerca de 28 mil sírios voltaram ao seu país pela Jordânia após a fronteira ser reaberta em meados de outubro


postado em 03/12/2018 19:16

(foto: AFP)
(foto: AFP)
Amã, Jordânia - Cerca de 28 mil sírios, dos quais 3.400 têm status de refugiados, voltaram ao seu país pela Jordânia após a fronteira ser reaberta em meados de outubro, indicou nesta segunda-feira (3) uma fonte dos serviços de segurança jordanianos.

As autoridades em Amã estimam que receberam cerca de 1,3 milhão de refugiados da Síria, país vizinho da Jordânia, após o início da guerra em março de 2011, e estimam que gastaram mais de 10 bilhões de dólares em recursos para enfrentar esta crise. 

Mais de 650.000 refugiados foram registrados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) na Jordânia, país que compartilha cerca de 370 quilômetros de fronteira com a Síria. 

Uma fonte de serviços de segurança jordanianos disse à AFP que "cerca de 28.000 sírios retornaram voluntariamente ao seu país após a reabertura, em 15 de outubro, do posto fronteiriço de Jaber", chamado de Nasib no lado sírio.

"Entre eles estão cerca de 3.400 sírios registrados na ONU como refugiados", acrescentou a mesma fonte, pedindo anonimato.

Fechado durante três anos devido ao conflito, Jaber é uma zona comercial importante na região e era controlada pelos rebeldes até o regime sírio de Bashar al-Assad recuperá-lo, em julho deste ano.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade