Agência France-Presse
postado em 06/12/2018 17:21
Washington, Estados Unidos - O presidente americano, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que as pesquisas são mal feitas e calculou o próprio índice de popularidade: 75%.
O republicano começou a refletir sobre as seus números de aprovação com um tuíte que celebrava uma nova pesquisa que lhe deu 50%.
"Trabalhando duro, obrigado", escreveu no Twitter com um enorme "50%" sobreposto em uma foto sua aplaudindo em um comício de campanha.
O único problema é que as pesquisadoras que têm essas cifras, como Rasmussen, manejam valores atípicos.
Todas as demais empresas de pesquisas, como a Gallup, dão a Trump qualificações muito mais baixas, com uma média de apenas 43%, segundo o RealClearPolitics.com.
O outro problema é que 50%, que aumenta o 49% anterior da Rasmussen, tampouco é um percentual incrível.
Assim, nesta quinta-feira mais cedo, Trump voltou a tuitar, desta vez afirmando que as cifras ruins foram provocadas pelas pesquisas de supostos vínculos inapropriados, ou até mesmo criminosos, entre o presidente e a Rússia.
"Sem a falsa caça às bruxas da Rússia (...) meu índice de aprovação seria de 75%, ao invés de 50% que a Rasmussen acaba de informar", escreveu. "Isso se chama assédio presidencial", acrescentou. Os 75% fariam de Trump facilmente um dos líderes mais populares do planeta.